Imobiliário Franceses e mauricianos na corrida à compra do Almada Forum

Franceses e mauricianos na corrida à compra do Almada Forum

Além do Almada Forum estão também a ser vendidos pela Blackstone o Forum Sintra, o Forum Montijo e o Sintra Retail Park. A transacção, que pode chegar a 900 milhões de euros, será a maior numa década para o sector.
Franceses e mauricianos na corrida à compra do Almada Forum
Correio da Manhã
O centro comercial Almada Forum e mais três centros na zona da grande Lisboa (Forum Sintra, Forum Montijo e Sintra Retail Park), actualmente nas mãos do grupo Blackstone, poderão ser vendidos aos franceses da Klépierre ou aos mauricianos da Greenbay Properties.

Estes são, segundo a Bloomberg, dois dos finalistas do processo de alienação dos centros comerciais, cujas propostas vinculativas são esperadas ainda esta semana. A informação, revelada por quatro fontes próximas do assunto, não mereceu comentários nem da Blackstone, da Klépierre ou da Greenbay.

Segundo a agência noticiosa, que cita dados da consultora CBRE, os quatro centros (com cerca de 590 lojas no total) deverão valer entre 750 milhões e 900 milhões de euros, naquela que será a maior venda imobiliária em valor realizada numa década no país.

Em Julho, quando o Negócios avançou a notícia, tanto a Klépierre como a Greenbay já eram dadas como interessadas, tal como o Deutsche Bank, a Axa e as casas de investimento imobiliário Unibail-Rodamco e TH Real Estate.

A operação foi lançada em Junho, depois de uma primeira tentativa em Março, e previa-se em Julho que estivesse concluída até ao final de 2017.

Segundo o site da empresa, em Portugal a Klépierre tem presença em sete unidades: é proprietária dos centros comerciais Aqua Portimão, Parque Nascente (Gondomar) e Espaço Guimarães; e co-proprietária dos centros Continente de Loures, Continente de Telheiras, Minho Center (Braga) e Gaia Jardim.

Já a Greenbay Properties detém o Fórum Coimbra e o Fórum Viseu (ambos comprados em Maio deste ano). O Fórum Coimbra terá custado entre 150 e 180 milhões de euros, segundo o relatório Marketbeat Portugal da Cushman&Wakefield, enquanto o Fórum Viseu terá rondado os 40 a 50 milhões. Ambos foram comprados à Locaviseu, empresa gerida pela CBRE.

A Klépierre gere centros comerciais em 56 grandes cidades localizadas em 16 países (quase 40% da actividade está em França e na Bélgica), com um alcance de 150 milhões de consumidores e um património sob gestão que alcançava, no final do ano passado, os 22.800 milhões de euros.

A Greenbay Properties procura investimentos predominantemente na Europa e no Reino Unido, nomeadamente propriedades com receita sustentável de lojistas de alta qualidade e alta probabilidade de renovação de arrendamentos das lojas.

A Blackstone começou a comprar centros comerciais em 2013, com a compra da gestora Multi Corporation. Dois anos depois, comprou o Almada Forum e o Forum Montijo a um fundo gerido pelo alemão Commerzbank. O negócio fechou-se na altura pelos 330 milhões de euros.

A aquisição destas quatro propriedades à venda nos arredores da capital deverá confirmar 2017 como um ano recorde para o investimento no sector imobiliário em Portugal, estimado em 2.000 milhões de euros por parte da Jones Lang LaSalle (que representa a Blackstone nesta venda) e em 3.000 milhões de euros pela CBRE.



pub