Transportes Funchal garante ferry para continente em 2018

Funchal garante ferry para continente em 2018

Mesmo que o novo concurso fique deserto, o governo regional madeirense assegura que a ligação por ferry ao continente vai avançar no próximo ano. Há planos alternativos em estudo.
Funchal garante ferry para continente em 2018
Hélder Santos/Correio da Manhã
Negócios 18 de dezembro de 2017 às 09:34

Há pelo menos 13 armadores interessados na ligação semanal por ferry entre a Madeira e o continente, escreve o jornal Público desta segunda-feira, 18 de Dezembro.

O jornal recorda que acaba esta sexta-feira o prazo para apresentação de candidaturas. Apesar das empresas terem levantado o caderno de encargos, tal não garante que o concurso tenha um desfecho positivo.


Em 2016 existiu um concurso semelhante mas os interessados acabaram por não formalizar essa intenção. A sazonalidade do movimento de passageiros e a reduzida dimensão do mercado surgiram como justificações.


O novo concurso prevê indemnizações compensatórias no valor de três milhões de euros por parte do governo regional. O Funchal compromete-se ainda com um pacote complementar de incentivos fazendo, por exemplo, alterações às taxas portuárias.


O Público refere ainda que a região está a estudar planos alternativos, caso o concurso fique deserto. "Uma coisa podemos prometer, e vamos manter essa promessa; no Verão do próximo ano teremos o ferry na Madeira", afirmou Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional da Madeira.




pub