Mercados Fundo da Noruega reduz para 2,5% presença no BCP

Fundo da Noruega reduz para 2,5% presença no BCP

A comunicação do Norges Bank foi feita um dia depois de ter comunicado a redução de participação numa outra cotada, a Semapa, em que deixou de ter posição qualificada.
Fundo da Noruega reduz para 2,5% presença no BCP
Bruno Simão/Negócios
Paulo Zacarias Gomes 11 de agosto de 2017 às 18:04
O Norges Bank, que gere o fundo soberano da Noruega, reduziu para 2,509% a sua posição no Banco Comercial Português.

De acordo com o comunicado remetido esta sexta-feira, 11 de Agosto, à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a redução tornou-se efectiva na passada quinta-feira, quando passou de 2,745% para aquele valor.

A percentagem de direitos de voto associado a acções reduziu-se de 1,866% para 0,369%, enquanto a que estava associada a instrumentos financeiros reforçou de 0,88% para 2,14%, superando os 2%, limite a partir do qual se contabiliza como participação qualificada.

O balanço entre as duas alterações (nas acções e títulos emprestados com cláusula de cancelamento do empréstimo) resultou então na queda ligeira da participação total.

Já esta quinta-feira o Norges Bank tinha comunicado a redução de presença numa outra cotada, a Semapa, onde deixou de ter participação qualificada, ficando com uma fatia de 1,9983% do capital da companhia.

Remonta a 27 de Abril do ano passado o início da presença do Norges Bank na instituição financeira, de que chegou a deter então 3,88%.

O BCP terminou esta sexta-feira em bolsa a perder 1,49% para 0,232 euros.



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 11.08.2017

Foram investir no Benfica (+17%!)... investimento seguro, melhor que ouro! lol E eu nem sequer sou Benfiquista!

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub