Indústria Fusão cria segundo maior fabricante de aço da Europa

Fusão cria segundo maior fabricante de aço da Europa

A alemã Thyssenkrupp e a indiana Tata Steel vão juntar as operações na Europa, criando o segundo maior player do sector do aço na região.
Fusão cria segundo maior fabricante de aço da Europa
Nuno Carregueiro 20 de setembro de 2017 às 09:46

A Thyssenkrupp e Tata Steel anunciaram esta quarta-feira um entendimento preliminar para a fusão das suas operações no mercado europeu, sendo esta uma resposta à descida dos preços e ao excesso de capacidade.

 

A nova companhia será denominada Thyssenkrupp Tata Steel, sendo detida em partes iguais pelas empresas da Alemanha e da Índia. O objectivo passa por chegar ao segundo lugar entre as fabricantes de aço na Europa e captar sinergias anuais entre 400 e 600 milhões de euros.

 

Como habitual neste tipo de fusões, a poupança de custos virá sobretudo do corte de postos de trabalho, sendo que estarão em causa cerca de 4 mil empregos. Os activos da Thyssenkrupp estão sobretudo na Alemanha, enquanto a Tata tem fábricas na Holanda e no Reino Unido.

 

As negociações entre as duas companhias, segundo a Bloomberg, duram já há cerca de um ano e inserem-se numa estratégia de consolidação no sector, que enfrenta um problema de excesso de capacidade instalada e descida de preços. O valor do aço, apesar de recuperação nos últimos meses, está actualmente a metade do preço registado em 2008.

 

A Thyssenkrupp Tata Steel terá receitas anuais de 15 mil milhões de euros, ficando apenas atras da ArcelorMittal. A líder também foi formada há vários anos depois da fusão entre uma empresa europeia com outra asiática.

 

A reacção do mercado ao negócio está a ser positiva. As acções da Thyssenkrupp disparam 5,3% e a Tata ganha 0,6%.




pub