Bolsa Galp renova máximos de 2011 e volta a ser a maior cotada em Lisboa

Galp renova máximos de 2011 e volta a ser a maior cotada em Lisboa

As acções da Galp Energia continuam a subir, renovando máximos de seis anos. A subida tem sido mais expressiva desde Julho, período desde o qual acumula um ganho superior a 15%.
Galp renova máximos de 2011 e volta a ser a maior cotada em Lisboa
Miguel Baltazar
Sara Antunes 26 de setembro de 2017 às 11:15

As acções da Galp Energia estão a subir 0,94% para 15,095 euros, tendo já tocado nos 15,145 euros, o que corresponde ao valor mais elevado desde Novembro de 2011.

 

A ascensão ao primeiro lugar do pódio das cotadas mais valiosas da bolsa portuguesa surge depois de a Galp ter subido mais de 15% desde Julho, altura em que tocou no valor mais baixo do ano. Num movimento que acompanha a evolução do mercado petrolífero.

 

O barril do Brent, negociado em Londres e referência para Portugal, está a subir cerca de 3,5% desde o início de 2017, negociando próximo dos 59 dólares, o que corresponde ao valor mais elevado desde 2015. Desde Junho, altura em que o petróleo negociou em mínimos de Novembro de 2016, o Brent acumula já uma subida superior a 34%.

 

A subida recente das acções da petrolífera faz com que a empresa seja a maior cotada da bolsa nacional, com um valor de mercado de cerca de 12,4 mil milhões de euros, superando a EDP, que está avaliada em cerca de 11,8 mil milhões de euros.

 

E esta "ultrapassagem" não é por a EDP estar a perder valor, já que a eléctrica ainda há cerca de uma semana tocou em máximos de Novembro de 2015.

Em terceiro lugar surge a Jerónimo Martins, que já chegou a liderar este "ranking". A dona dos supermercados Pingo Doce está avaliada em 10,4 mil milhões de euros, acumulando um ganho superior a 12% desde o início do ano.


Quando comparado com o PSI-20, a Galp não sai "vencedora" em termos de retorno. Isto porque este ano, o principal índice da bolsa nacional acumula um ganho de cerca de 13%, enquanto a Galp está a subir cerca de 6%. Já analisando o comportamento do PSI-20 e da Galp nos últimos 12 meses, conclui-se que o retorno é equivalente, ainda que tenham tido oscilações nem sempre coincidente, como se pode verificar no gráfico em baixo.

 
(título corrigido para dar conta que máximo é de 2011)

 

 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
BCP vai ultrapassar os 0.275 esta semana Há 3 semanas






VÊM ai GRANDES NOTICIAS e GRANDES LUCROS para o MILENUM BCP acordem e ABRAM os olhos se QUEREM GANHAR MUITO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Anónimo Há 3 semanas

OS MAIORES GATUNOS DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS E DAS BOTIJAS DE GÁS ESTÃO EM ALTA, CLARO ASSIM É FÁCIL SUBIR, GATUNOS.

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub