Energia Galp: Américo Amorim deixa o cargo de chairman por motivos pessoais

Galp: Américo Amorim deixa o cargo de chairman por motivos pessoais

O empresário e maior accionista da petrolífera vai ser substituído no cargo pela sua filha primogénita: Paula Amorim.
Galp: Américo Amorim deixa o cargo de chairman por motivos pessoais
Paulo Duarte/Negócios
André Cabrita-Mendes 14 de Outubro de 2016 às 17:19
A maior petrolífera portuguesa sofreu várias mexidas na sua liderança. Américo Amorim renunciou ao cargo de presidente do conselho de administração da Galp por motivos pessoais. 

O empresário, de 82 anos, é o maior accionista da Galp - através da Amorim Energia - com 33,34% do capital companhia. O empresário, homem mais rico de Portugal, vai ser substituído no cargo pela sua filha primogénita: Paula Amorim, de 47 anos.

"Ao longo dos últimos dez anos, o senhor Américo Amorim ajudou a empresa a alcançar os seus objectivos, com o seu compromisso, talento e espírito empreendedor", disse a Galp esta sexta-feira, 14 de Outubro.

Paula Amorim era até agora vice-presidente do conselho de administração, tendo integrado este órgão desde 2012. A filha de Amorim presidente igualmente ao conselho de administração do grupo A. Amorim, sendo também membro do conselho de administração da Amorim Energia. Paula Amorim conta também com uma experiência de "trabalhar junto de Américo Amorim durante mais de 25 anos".

"Para além das suas responsabilidades no grupo Américo Amorim, Paula Amorim é uma empreendedora com experiência em diversos sectores", pode-se ler no comunicado da Galp.

Assim, Miguel Athayde Marques passa a ser o cargo de vice-presidente do conselho de administração da Galp. Até ao momento, o professor da Universidade Católica Portuguesa integrava o conselho de administração como membro independente.

O conselho de administração vai assim ganhar um novo membro: Marta Amorim, também filha de Américo Amorim. Marta Amorim é actualmente vice-presidente do grupo A. Amorim, sendo também membro do conselho de administração da Amorim Energia. A gestora é licenciada em gestão de empresa e conta com vários anos de experiência no sector bancário.

(Notícia actualizada às 17:33)



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 3 semanas



PS . BE . PCP - são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos FP & CGA.


comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas



PS . BE . PCP - são uns PHILHOS DE PHU TA que xupam o sangue ao POVO...

para dar mais dinheiro e privilégios aos FP & CGA.


pub