Empresas Gilead Sciences compra Kite Pharma por 11,9 mil milhões de dólares

Gilead Sciences compra Kite Pharma por 11,9 mil milhões de dólares

A farmacêutica norte-americana vai pagar 180 dólares por cada acção da Kite, um prémio de quase 30% face à cotação de fecho de sexta-feira.
Gilead Sciences compra Kite Pharma por 11,9 mil milhões de dólares
Negócios 28 de agosto de 2017 às 13:10

A farmacêutica norte-americana Gilead Sciences vai comprar a Kite Pharma por 11,9 mil milhões de dólares (cerca de 9,9 mil milhões de euros), segundo um comunicado divulgado esta segunda-feira, 28 de Agosto, no site da empresa.

 

A Gilead vai pagar 180 dólares por cada acção da empresa especializada em terapia celular, um valor que representa um prémio de 29% face ao valor de fecho da última sessão (139,10 dólares).

 

A transacção foi aprovada por unanimidade pelos conselhos de administração da Gilead e da Kite e deverá estar concluída no quarto trimestre de 2017. Segundo a Gilead, a operação proporcionará oportunidades para a diversificação das receitas e espera-se que seja neutra para os lucros até ao ano três e positiva daí em diante.

 

"A aquisição da Kite coloca a Gilead na liderança da terapia celular e fornece uma base para impulsionar a inovação contínua para pessoas com cancro avançado", afirmou John F. Milligan, CEO da Gilead, citado no comunicado. "O campo da terapia celular avançou muito rapidamente, até ao ponto em que a ciência e a tecnologia abriram um caminho claro para uma cura potencial para os pacientes. Estamos muito impressionados com a equipa da Kite e com o que eles conseguiram, e partilhamos da sua crença de que a terapia celular será a pedra angular do tratamento do cancro".

 

A unidade de pesquisa e desenvolvimento, assim como as operações de comercialização da Kite continuarão sediadas em Santa Mónica, Califórnia, enquanto a produção continuará a realizar-se em El Segundo, também na Califórnia.

 

Na última sessão (sexta-feira), os títulos da Gilead Sciences perderam 0,31% para 73,79 dólares, enquanto as acções da Kite Pharma caíram 0,74% para 139,10 dólares. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub