Media Google abre quarta ronda de candidaturas ao fundo de inovação para os media

Google abre quarta ronda de candidaturas ao fundo de inovação para os media

O prazo de candidaturas à quarta ronda de financiamento termina no dia 12 de Outubro. A componente de monetização passou a ser obrigatória para as candidaturas nas categorias de projectos médios e grandes projectos.
Google abre quarta ronda de candidaturas ao fundo de inovação para os media
Reuters
Sara Ribeiro 13 de setembro de 2017 às 12:58

A Google arrancou esta quarta-feira, 13 de Setembro, com a quarta ronda de candidaturas ao fundo de inovação para os media.

Em comunicado, a tecnológica informa que esta nova fase do Digital News Initiative (DNI) " será ligeiramente diferente das rondas anteriores para as candidaturas dos Projectos Médios e Grandes Projectos, pois têm que, obrigatoriamente, abordar a componente de monetização".

A quarta ronda de candidaturas de financiamento vai estar aberta durante quatro semanas, terminando no dia 12 de Outubro. E os resultados dos projectos vencedores serão divulgados "antes das férias de Inverno", informa a tecnológica.

Quanto à alteração efectuada pela empresa nesta ronda, Ludovic Blecher, um dos responsáveis pelo projecto, explica que "a monetização (potencial de criação de valor económico) é um dos maiores desafios que os publishers da indústria enfrentam actualmente. Para esta quarta ronda de financiamento, queremos incentivar ideias criativas que abordem o desafio da monetização e, como tal, a monetização será o tema obrigatório para todos os projectos médios e grandes".

Ludovic Blecher sublinha ainda que esta situação "significa uma mudança importante na forma como os médios e grandes projectos serão avaliados. Todas as ideias são bem-vindas mas exigimos que todos os projectos (Médios e Grandes) possuam uma componente de monetização e apresentem explicitamente planos de monetização com indicadores claros que mostrem o potencial do projecto para criar valor económico agregado ao negócio", acrescenta.

Esta iniciativa insere-se no projecto Digital News Initiative (DNI), lançado pela Google em 2016. Desde essa data, a Google disponibilizou 73,5 milhões de euros a 359 projectos ade jornalismo digital de 29 países do total de 150 milhões de euros que disponibilizou para a iniciativa.

O DNI tem o objectivo de apoiar o sector dos media por via da tecnologia e da inovação e está aberto "a todos os envolvidos na indústria europeia de notícias no ambiente digital – grandes, pequenos, estabelecidos ou estreantes".

Na última ronda da iniciativa, a Google seleccionou cinco projectos portugueses disponibilizando um total de 1,26 milhões de euros. Os projectos da Cofina (dona do Jornal de Negócios), do Público e da Impresa foram os seleccionados na categoria de grandes projectos.




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