Banca & Finanças Governo espanhol estuda agilizar saída de empresas da Catalunha. Sabadell escolhe Alicante

Governo espanhol estuda agilizar saída de empresas da Catalunha. Sabadell escolhe Alicante

O Banco Sabadell aprovou esta quinta-feira à tarde a mudança da sua sede para fora da Catalunha, sem esperar por uma possível declaração unilateral de independência, avança o Expansión. A nova sede ficará em Alicante.
Governo espanhol estuda agilizar saída de empresas da Catalunha. Sabadell escolhe Alicante
Reuters
Carla Pedro 05 de outubro de 2017 às 18:11

O conselho de administração do banco catalão Sabadell decidiu, em reunião extraordinária esta quinta-feira, mudar a sua sede social para Alicante, avançam o El País e La Vanguardia.

 

Madrid era também uma possibilidade, mas o "board" decidiu-se por Alicante por a Comunidade Valenciana ser a região mais importante para o banco depois da Catalunha, sublinha o Expansión.

A decisão acontece no mesmo dia em que a imprensa espanhola avança que o governo de Mariano Rajoy está a ponderar aprovar um decreto que facilite a saída rápida de empresas da Catalunha. Esta possibilidade será debatida amanhã em conselho de ministros.

 

A avançar, esse decreto-lei permitirá ao CaixaBank - dono do BPI - mudar a sua sede sem ter se convocar Assembleia Geral de Accionistas, recorda o El País. O Sabadell pôde fazê-lo porque essa possibilidade já tinha sido anteriormente aprovada em reunião magna, com o banco a ter autoridade para transferir o seu domicílio fiscal, se necessário, em apenas 24 horas.

A queda das acções do sector financeiro espanhol nos últimos dias, com destaque para os bancos catalães Sabadell e CaixaBank, arrastou também o índice de referência Ibex 35.

 

E foi o movimento de perdas em bolsa e o receio dos clientes com os seus depósitos que precipitou a activação dos planos de contingência, salienta o La Vanguardia.

 

Na sessão bolsista de hoje, a tendência inverteu-se e a bolsa espanhola fechou a somar mais de 2%, naquele que foi o melhor desempenho da Europa Ocidental. Na banca, o Sabadell encerrou a disparar 6,16% e o CaixaBank escalou 4,93%.

A impulsionar este movimento altista de hoje esteve o relato de que os separatistas catalães estariam a tentar encontrar uma forma de protelar uma declaração definitiva de independência ajudou ao optimismo em Espanha. Isto depois de o Tribunal Constitucional espanhol ter decretado a suspensão da sessão do Parlamento catalão sobre o referendo que estava agendada para a próxima segunda-feira.

 

Contudo, o Sabadell não quis esperar para ver. Depois de já ter sido avançado que tanto o CaixaBank como o Sabadell estavam a estudar a retirada das suas sedes da Catalunha, a entidade liderada por Jaime Guardiola Romojaro decidiu avançar mesmo com essa decisão.

Já a administração do CaixaBank, segundo apurou o La Vanguardia, vai reunir-se amanhã para debater também a mudança da sede social para as Baleares e evitar as incertezas em torno de uma possível independência da Catalunha. 


(notícia actualizada às 18:55)




A sua opinião10
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas

Madrid vai ressentir-se mais que Barcelona aquando da sessão, são menos 20% no PIB Espanhol!!!

Anónimo Há 2 semanas

Não faz mal, a CGD coloca lá a sede.

Pierre Ghost Há 2 semanas

Para os fofinhos incomudados com a carga policial...
https://elpais.com/elpais/2017/10/05/hechos/1507220162_048235.html

Pierre Ghost Há 2 semanas

Estes parolos separatistas vao comer cacete...que atè vão arrotar jamon ibèrico pata roja !!!
Agiotas !!! Golpistas !!!
Força Mariano !!! Porrada nos gajos !!

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub