Imobiliário Governo quer 170 mil casas novas nos próximos oito anos

Governo quer 170 mil casas novas nos próximos oito anos

Em entrevista ao Público, o ministro do Ambiente revela a intenção do Governo em ter 5% do parque de habitação em Portugal com apoio público. Medidas concretas só depois das autárquicas.
Governo quer 170 mil casas novas nos próximos oito anos
Miguel Baltazar
Negócios 11 de agosto de 2017 às 10:30

O Governo pretende apoiar a criação de 170 mil novas habitações nos próximos oito anos, escreve o jornal Público desta sexta-feira, 11 de Agosto.

A confirmação foi dada pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que integra a recém-criada Secretaria de Estado da Habitação.


"Pretendemos ter um parque habitacional com apoio público que chegue aos 5% do total em oito anos, ou seja, mais 170 mil habitações", confirmou.


Actualmente, o parque de habitação pública é de 120 mil habitações, representando um peso de 2%. "Esta nova oferta de arrendamento acessível não quer dizer que passarão a existir 290 mil habitações de propriedade pública", alertou.


Isto porque o Executivo se propõe a promover a reabilitação e também o arrendamento. As novas políticas para o sector serão apresentadas depois das eleições autárquicas, marcadas para 1 de Outubro.


Há duas propostas em cima da mesa. A primeira diz respeito ao Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado, com a intervenção directa do Estado sobre edifícios públicos. A segunda é o chamado Regime do Rendimento Acessível, dirigido a proprietários privados, com a criação de condições mais favoráveis ao arrendamento.




pub