Banca & Finanças Governo quer penalização para bancos que não limpem créditos

Governo quer penalização para bancos que não limpem créditos

O jornal Público avança que o Executivo de António Costa quer que os bancos preparem um plano para limpar créditos em risco com a aplicação de sanções caso não seja cumprido.
Governo quer penalização para bancos que não limpem créditos
Bruno Simão
Negócios 12 de abril de 2017 às 09:17

Os bancos devem limpar os seus créditos em risco, caso contrário devem ser penalizados, defende o Governo. A supervisão deve exigir aos bancos "objectivos quantitativos de redução" dos créditos em risco, com "metas ambiciosas mas realistas", e devem ser aplicadas sanções quando estas metas não forem cumpridas.

Esta medida está inscrita no Plano Nacional de Reformas (PNR) que o Governo vai entregar em Bruxelas, conforme avança o jornal Público esta quarta-feira, 12 de Abril.

Desta forma, a supervisão, a cargo do Banco de Portugal, deverá "intensificar a monitorização" dos créditos em risco e activos não estratégicos, "devendo para tal estar dotada dos mecanismos necessários" para exigir soluções aos "níveis elevados" de créditos em risco ("non performing loans").

O supervisor deve actuar de forma "intrusiva" e deve "equacionar a definição dentro do enquadramento regulamentar existente, de penalizações para os bancos que incumpram nos seus planos e um mecanismo de incentivos para aqueles que conseguem implementar com sucesso a estratégia definida", escreve o jornal Público.

O Banco de Portugal apontava no relatório de estabilidade financeira em Novembro que os créditos em risco "permanecem em níveis muito elevados" e que representam um risco para a estabilidade financeira".


A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 1 semana

As autoridades a forçar que os bancos venda créditos a Fundos e empresas de recuperação para promover negociatas. A concessão de crédito por si só não gera negócios entre amigos os Fundo agora é que são moda. O que vale aos bancos? Vendem o crédito ao desbarato a quem vai ganhar dinheiro.

pub
pub
pub
pub