Banca & Finanças Governo quer que bancos adoptem medidas de segurança nas caixas de multibanco

Governo quer que bancos adoptem medidas de segurança nas caixas de multibanco

O Governo quer que a banca implemente medidas adicionais de protecção das caixas de multibanco de risco, entre as quais a instalação de sistemas de tintagem, sob pena de aplicação de multas até 30 mil euros.
Governo quer que bancos adoptem medidas de segurança nas caixas de multibanco
João Cortesão/Correio da Manhã
Lusa 22 de dezembro de 2017 às 07:48

De acordo com o Diário de Notícias (DN), o ministro da Administração Interna (MAI), Eduardo Cabrita, assinou um despacho a 12 de Dezembro "a ordenar aos bancos um conjunto de medidas de segurança adicionais nas caixas de multibanco de maior risco de todo o país".

 

O jornal diz que o ministro dá 90 dias aos bancos para instalarem a tintagem, e até ao final de 2018 quer essas máquinas (cerca de 2.000) substituídas em todo o país, sob pena de aplicação de multas até 30 mil euros.

 

Segundo fontes do sector citadas pelo DN, entre as medidas exigidas está o estabelecimento de um limite reduzido para o valor máximo que pode estar disponível nas caixas e a proibição de carregamentos durante a noite.

 

A decisão do MAI foi tomada na sequência de conversações que o ministro coordenou entre os representantes do sector bancário e as políticas, a última das quais há cerca de um mês no seu ministério, com a presença da Associação Portuguesa de Bancos, a SIBS, que faz a gestão da rede de multibancos, a GNR, Polícia Judiciária e PSP.

 

O DN adianta ainda que Eduardo Cabrita quer fazer uma nova reunião em meados de Janeiro, tendo pedido à banca que apresentasse um plano de execução das medidas determinadas no seu despacho.

 

Entre 1 de Janeiro e final do mês de Novembro foram destruídas por explosão 175 caixas e roubados cerca de dois milhões de euros, segundo fontes policiais citadas pelo DN.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Um esquema simples: Montar um detetor de gás, que, quando acionado fará acionar uma ventoinha que irá extrair o gás, através de um tubo para o exterior, e em paralelo tambem pode enviar um sinal, para as entidades oficiais, e acionar uma camara de filmar ou fotografar para identificação.

Saber mais e Alertas
pub