Energia Governo vai cortar 100 milhões à EDP e à Endesa

Governo vai cortar 100 milhões à EDP e à Endesa

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, confirmou que o Governo vai recuperar o dinheiro que diz ter sido indevidamente cobrado aos consumidores pelas duas eléctricas.
Governo vai cortar 100 milhões à EDP e à Endesa
Bruno Simão/Negócios
André Cabrita-Mendes 24 de outubro de 2017 às 22:00
O Governo vai mesmo avançar para cortes de 100 milhões de euros à EDP e à Endesa, apurou o Negócios. O Executivo de António Costa considera que as duas empresas cobraram este valor indevidamente aos consumidores em 2016 e 2017 e vai agora recuperar este dinheiro. A secretaria de Estado da Energia anunciou em Setembro a intenção de revogar um despacho de 2015 do Governo de Passos Coelho que deu luz verde à EDP e à Endesa para repercutir nos preços ao consumidor os custos com a tarifa social e com a Contribuição Extraordinária do Sector da Energia (CESE).

Antes de oficializar esta revogação, o Governo quis ouvir a EDP e a Endesa, mas a tutela diz que não ficou convencida com os argumentos que as duas empresas apresentaram. Desta forma, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, anunciou na terça-feira que vai mesmo avançar com os cortes às duas empresas. Questionada pelo Negócios, a EDP diz que "já solicitou informação adicional e está a analisar a situação de forma aprofundada".

Os 100 milhões de euros vão ser recuperados às empresas através dos proveitos regulados que recebem anualmente e vão abater às tarifas reguladas da electricidade para 2018, que devem descer 0,2%, conforme a proposta do regulador ERSE.



A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Governo vai cortar 100 milhões à EDP e à Endesa

lá vai o cds apresentar mais uma moção de censura!

joao Há 3 semanas

e aqui está, pelo 1ª vez em muitos muitos muitos anos a 1º descida do preço da eletricidade, em vez dos aumentos sucessivos dos ultimos anos. E sem alaridos (à PAF) o Governo faz aquilo que tem de fazer. Governar para Todos e com Todos

Anónimo Há 3 semanas

medida para tuga ver. alguem vai ter que pagar este valor. o piri piri que explique e o negocio do SIRESP. pagamos por uma empresa privada que e um buraco. agora nacionaliza-se a empresa acima dos 50%. mas continua com uma parte privada. a parte das receitas. e as despesas para o estado. o costume. em quanto ja vai o brinquedo do Caril?

Anónimo Há 3 semanas

isto so quer dizer que alguem vai ter que devolver ao edp os valores que o governo tira para mascarar contas. tira 100 milhoes a EDP. A EDP vai tirar, se formos2 milhoes de pagantes 75 euros por ano. sequiser diluir para nao se notar, pode fazer a 3 anos. 25 euros. 2 euros por mes. a taxa de proteccao do consumidor

ver mais comentários
pub