Telecomunicações Grupo Lena e angolanos estariam envolvidos na tentativa de compra da TVI pelo Taguspark

Grupo Lena e angolanos estariam envolvidos na tentativa de compra da TVI pelo Taguspark

O jornal i retoma esta terça-feira, 22 de Novembro, o processo em que alegadamente a PT pretendia comprar a TVI através do Taguspark em 2009.
Grupo Lena e angolanos estariam envolvidos na tentativa de compra da TVI pelo Taguspark
Negócios 22 de Novembro de 2016 às 10:30
O plano de 2009 que levaria a PT a tentar comprar a TVI, através da Taguspark, envolvia também o grupo Lena e um grupo de investidores angolanos. A notícia é avançada esta terça-feira, 22 de Novembro, pelo jornal i, que cita o processo de investigação Operação Marquês, no qual está envolvido o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

A tentativa de compra da PT da TVI é conhecida e levou, aliás, à existência de uma comissão parlamentar de inquérito, já que seria, alegadamente, uma tentativa do governo de José Sócrates controlar uma estação de televisão que não lhe era favorável. Essa alegada tentativa de controlo da comunicação social foi denunciada no âmbito de uma outra investigação, a Face Oculta.

Novas revelações ao caso estão agora no processo Operação Marquês e foram recolhidas nas buscas ao banco Haitong (ex-BESI) e à PT. 

O i escreve que a equipa do procurador Rosário Teixeira, que lidera as investigações ao ex-primeiro-ministro, acredita que este caso é mais um que liga o grupo Lena a José Sócrates.

A compra da TVI tinha como nome de código Projecto Aljubarrota, para que o nome da PT e de Sócrates não aparecesse. A compra da TVI seria feita através da Taguspark, parque de ciência e tecnologia de Oeiras, da qual a PT era accionista, em parceria com o Grupo Lena e investidores angolanos. Cada um, escreve o jornal, entraria com um terço do capital.

A operação seria assessorada pelo BESI. Rui Pedro Soares, que à época era administrador da PT e do Taguspark, e ligado ao PS, seria o pivô nesta tentativa de domínio da TVI. 

Depois desta tentativa de compra pelo Taguspark da TVI, foi a própria PT que em 2009 surgiu a tentar o acordo com a Prisa para ficar com a Media Capital, o que mereceu a oposição do governo de Sócrates. O ex-primeiro-ministro sempre negou qualquer intenção de pressão sobre a PT para comprar a TVI.

A compra da TVI acabou por não se concretizar. E as escutas recolhidas no âmbito do caso Face Oculta a José Sócrates foram destruídas por indicação do Supremo Tribunal de Justiça, Noronha de Nascimento.




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
pertinaz Há 2 semanas

NÃO ACREDITO

SÓ PODE SER DIFAMAÇÃO

Anónimo Há 2 semanas

Também já pensei comprar a TVI, só para acabar com a "Única Mulher".

O teu lugar é na choldra, pulha Há 2 semanas

Quando é que este ca-nalha, demagogo e corrupto, que dá pelo nome de José Sócrates vai para a prisão, de vez ?
Entretanto, este vígaro não faz mais nada do que gozar com a nossa inteligência, afirmando-se de uma coisa que nunca foi nem será : INOCENTE.

Quem é que tem dúvidas? só os cegos não tem Há 2 semanas

Não é novidade nenhuma, só quem não andasse atento é que não percebeu. Claro que a situação foi ultrapassada com a nomeação de dois jornalistas da RTP para a redacção e afastada Manuela Moura Guedes que fazia jornalismo de investigação, onde aparecia José Sócrates em casos pouco claros

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub