Turismo & Lazer Há 10 milhões de euros para apoio ao turismo sustentável

Há 10 milhões de euros para apoio ao turismo sustentável

A nova linha lançada pelo Governo arranca em Outubro e permitirá apoios máximos entre 100 e 300 mil euros, consoante os projectos forem promovidos por privados ou entidades públicas.
Há 10 milhões de euros para apoio ao turismo sustentável
Miguel Baltazar
Wilson Ledo 27 de setembro de 2017 às 12:16

O Governo lançou esta quarta-feira, 27 de Setembro, uma linha de apoio de 10 milhões de euros para projectos de turismo sustentável.

O instrumento financeiro destina-se a empresas, entidades públicas, associações de comércio ou de moradores e entidades ligadas à natureza.


A linha em causa estará disponível de Outubro de 2017 e Dezembro do próximo ano. Os apoios ascendem a 80% do valor das despesas elegíveis, com um máximo de 300 mil euros se a entidade for pública e 100 mil euros no caso das empresas.


Em comunicado, o Executivo explica ainda que metade do financiamento pode ser convertida em não reembolsável no caso das empresas. Para as entidades públicas ou associações, esse valor sobe para os 80%.


Nos projectos que podem ser apoiados contam-se aqueles ligados à higiene urbana, acessibilidade, sinalética ou ainda à requalificação das lojas históricas bem como o consumo de produtos locais. A educação e sensibilização ambiental e social no turismo é outro dos aspectos a privilegiar.


Segundo Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, esta nova linha "visa atingir os objectivos e metas traçados no âmbito da Estratégia Turismo 2027 no que à sustentabilidade social e ambiental diz respeito".


Nesse documento, publicado esta quarta-feira em Diário da República depois da aprovação em Conselho de Ministros, surgem diferentes metas ao nível da sustentabilidade. A vontade é de que Portugal tenha, dentro de dez anos, mais de 90% das suas empresas do turismo com práticas de utilização eficiente de água e energia bem como gestão eficiente dos resíduos.


Outra das metas é de que mais de 90 % da população residente considere "positivo o impacto do turismo no seu território".

Esta quarta-feira, 27 de Setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Mr.Tuga 27.09.2017

A ANEOTA da cagadeir*a tuga....

Deixa arder floresta e parques naturais e depois "apoia" o turismo sustentável ?!?!

Sitio atrasado de TRAMPA!

pub