Research Haitong: Lucros da Altri terão crescido 54% e da Navigator 1% no terceiro trimestre

Haitong: Lucros da Altri terão crescido 54% e da Navigator 1% no terceiro trimestre

O Haitong estima que o sector do papel continue a reportar crescimento dos seus lucros no terceiro trimestre, ainda que os da Altri tenham crescido a um ritmo superior.
Haitong: Lucros da Altri terão crescido 54% e da Navigator 1% no terceiro trimestre
Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes 20 de outubro de 2017 às 11:40

"Para a Navigator esperamos que o EBITDA fique ligeiramente abaixo" dos números reportados no segundo trimestre bem como no mesmo período do ano passado, afirma o analista Nuno Estácio, numa nota de análise a que o Negócios teve acesso. O Haitong prevê assim que o EBITDA da empresa liderada por Diogo da Silveira tenha recuado 3% em termos homólogos, fechando os três meses terminados em Setembro em 103 milhões de euros.

 

No que respeita ao resultado líquido, a Navigator terá registado um aumento homólogo de apenas 1% para 49 milhões de euros, num período em que as receitas terão crescido 6% para 398 milhões de euros.

 

A casa de investimento realça que a sustentar os resultados estará o aumento dos preços do papel. Do lado oposto estará a evolução do dólar, bem como "os incêndios em Portugal", que deverão ter "algum impacto negativo" nos resultados ainda que "seja limitado".

 

Já em relação à Altri, o analista diz esperar "um trimestre melhor", ainda que "os volumes de pasta devam ter descido" quando comparados com o trimestre anterior, já que "a empresa tem estado a vender acima da sua produção (e por isso tem reduzido os inventários)".

 

Assim, o analista estima que a Altri tenha terminado o terceiro trimestre do ano com um resultado líquido de 26 milhões de euros, mais 54% do que há um ano. Já no que respeita ao EBITDA, deverá verificar-se um aumento de 29% para 52 milhões de euros. A empresa co-liderada por João Borges de Oliveira e por Paulo Fernandes (que é líder da Cofina – dona do Jornal de Negócios) deverá ter terminado o terceiro trimestre com um volume de negócios de 154 milhões de euros, mais 6% do que há um ano.

 

Quanto ao impacto dos resultados nas acções da Altri, o Haitong considera que estas "já reflectem o ambiente positivo dos preços do papel e não acreditamos que as avaliações sejam atractivas apesar do momento operacional muito forte."

 

No que respeita à Navigator o Haitong considera que a acção "ainda não reflecte totalmente a melhoria que poderá vir nos próximos trimestres, já que os preços do papel" deverão continuar a aumentar.


O actual risco para o sector está relacionado "com um enfraquecimento do dólar vs euro, e uma descida eventual dos preços da pasta", ainda que o cenário central do Haitong aponte para que os preços da pasta continuem fortes nos próximos meses.

A Navigator vai revelar os seus resultados no dia 27 de Outubro. Já a Altri vai reportar os números no dia 3 de Novembro.

Os títulos da Altri somam 2,4% para 5,51 euros. 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 




Saber mais e Alertas
pub