Energia Haitong: Lucros da Galp devem subir 17% para 421 milhões até Setembro

Haitong: Lucros da Galp devem subir 17% para 421 milhões até Setembro

Os lucros devem subir devido à evolução positiva da refinação e da exploração e produção de petróleo e gás natural, segundo o Haitong.
Haitong: Lucros da Galp devem subir 17% para 421 milhões até Setembro
Galp
André Cabrita-Mendes 18 de outubro de 2017 às 12:02
O Haitong prevê que os lucros da Galp nos primeiros nove meses deverão ter subido 17% para 421,1 milhões de euros. Já o resultado do terceiro trimestre deverá ter subido 49% para 171 milhões de euros, segundo uma nota publicada esta quarta-feira, 18 de Outubro.

O banco aponta que os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações (EBITDA) devem subir 3% face ao segundo trimestre para 490 milhões de euros "devido à evolução positiva da refinação e da exploração e produção" de petróleo e gás natural. Já o EBITDA dos primeiros nove meses poderá ter subido 36% para 1.381 milhões de euros.

Os analistas apontam que o desempenho das unidades de refinação e de marketing "devem melhorar acentuadamente" face ao segundo trimestre. Já no upstream, o Haitong espera um crescimento a dois dígitos do EBITDA devido ao aumento da produção e ao aumento do preço do barril de petróleo Brent.

O Haitong volta a sublinhar que espera que a Galp venha a apresentar uma proposta no próximo leilão de petróleo no Brasil que vai ter lugar a 27 de Outubro.

"Espera-se que a Galp apresente licite na extensão norte de Carcará, em conjunto com a Statoil, os seus parceiros para o bloco BM-S-8. A lista de potenciais licitantes inclui alguns dos maiores operadores mundiais e esperamos que a concorrência pelos activos seja feroz, o que poderá limitar a criação de valor da licitação vencedora", escrevem os analistas do Haitong.

A produção da Galp subiu 4,9% para 92,4 mil barris de petróleo diários no terceiro trimestre deste ano.O Brasil é o maior responsável por esta produção, sendo a origem de 86,8 mil barris diários.

A Galp publica os seus resultados do terceiro trimestre no dia 30 de Outubro.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
5640533 Há 6 horas

E a Galp ja pagou os 100M que deve ao Estado?

pub