Research Haitong sobe avaliação da Navigator e Altri

Haitong sobe avaliação da Navigator e Altri

O banco de investimento diz estar na altura de estar "mais positivo" para o sector do papel, pelo que reviu as avaliações da Navigator e Altri.
Haitong sobe avaliação da Navigator e Altri
Miguel Baltazar/Negócios
Sara Antunes 24 de Novembro de 2016 às 09:54

"Actualizámos a Altri e Ence de ‘neutral’ para ‘comprar’ devido ao fortalecimento do dólar e aos sinais de que os preços da pasta de papel possam ter atingido os mínimos", afirma Nuno Estácio, analista do Haitong na nota a que o Negócios teve acesso. "Para a Navigator mantemos [a recomendação de] comprar e aumentámos o preço-alvo em 11% para 4,20 euros", adianta.

 

Na verdade, o banco de investimento elevou a avaliação das três cotadas. Além da subida da Navigator, ex-Portucel, o Haitong elevou em 33% o preço-alvo da Altri, para 4,00 euros, e em 13% o da Ence, para 2,70 euros.

 

"A estabilização dos preços [da pasta] justifica-se pela oferta mais baixa do que anteriormente estimado para o primeiro semestre de 2017; os primeiros sinais de redução da capacidade; e o desconto médio bastante superior face à madeira macia", sublinha o analista.

 

Além destas questões, "a forte subida do dólar também ajuda os produtores de pasta europeus a anular o efeito dos preços da pasta mais baixos, já que têm a maior parte dos custos registados em euros enquanto o preço de venda é definido em dólares".

 

O Haitong, que teve uma recomendação de "neutral" para o sector na maior parte do ano, considera "que agora é tempo de estar mais positivo, com os preços da pasta a parecerem ter atingido o mínimo por agora".

 

Ainda assim, "continuamos a recear a nova oferta em 2018, que pode pressionar os preços a partir do quarto trimestre de 2017, mas com um dólar mais forte" a avaliação "parece barata" no caso da Altri, co-liderada por Paulo Fernandes (presidente executivo da Cofina, empresa que detém publicações como o Negócios) e da Ence, acrescenta a nota.

 

A nova avaliação do Haiting confere às acções da Altri um potencial de subida de 15,61% face à actual cotação (3,46 euros). No caso da Navigator, a subida potencial é de 50,21% face ao preço a que estão a negociar as acções (2,796 euros).

 

O balanço do ano é negativo para as cotadas de pasta e papel. Até hoje, as acções da Altri acumulam uma queda de 27% desde o início do ano, e os títulos da Navigator uma descida de 20%.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Rennifer Há 1 semana

/ A one stop sotoilun to Cheap Reseller Web Hosting Needs. Get a 30 Day Free cPanel cheap web host account, *No* Payment. *No* Credit Card. 0% Risk.

Anónimo Há 2 semanas

Já vai sendo habitual o HAITONG fazer a avaliações conforme a sua conveniência!

ALTRI - BULL Há 2 semanas

ALTRI - BULL, ALTRI - BULL, ALTRI - BULL » Rumos aos 4 euros!

Anónimo Há 2 semanas

Parece que o Haitong acertou uma.

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub