Comércio Ibersol agrega vendas de 364 milhões com compra da Eat Out

Ibersol agrega vendas de 364 milhões com compra da Eat Out

A companhia portuguesa Ibersol já finalizou a compra de 100% da espanhola Eat Out. Grupo ibérico soma agora 665 restaurantes, 364 milhões de euros de vendas e 8.400 colaboradores.
Ibersol agrega vendas de 364 milhões com compra da Eat Out
Paulo Duarte/Negócios
Isabel Aveiro 25 de Novembro de 2016 às 21:18

O grupo Ibersol, mais conhecido por deter as licenças das cadeias de restauração Pizza Hut e Burger King, mas também da Go Natural, actuando em Portugal, Espanha e Angola, já concluiu a compra de 100% da companhia espanhola congénere Eat Out, em Outubro passado. O valor, líquido de dívida, ascendeu a 105 milhões de euros.

E, esta sexta-feira, 25 de Setembro, comunicou ao mercado, através de apresentação disponível através do site da CMVM, o que a companhia espanhola, detentora das licenças da Pans & Co, Ribs, Santamaria e FresCo adiciona aos activos da cotada portuguesa.

De acordo com a informação libertada – que contabiliza os dados da espanhola no fecho do ano fiscal de 2015 -, a Ibersol passa a ser um grupo com 665 restaurantes (344 já da Ibersol, 270 da Eat Out em Espanha e mais 51 que a portuguesa já tinha, da marca Pans & Co em Portugal). Dos 665 restaurantes, 74% são geridos directamente e os restantes explorados em regime de franchising.

A Ibersol, liderada por Alberto Teixeira - na foto - adianta que, em conjunto (sempre tendo como referência os últimos dados anuais da Eat Out, de 2015) as vendas do grupo somam 364 milhões de euros - praticamente um milhão de euros por dia -, incluindo "as vendas dos restaurantes próprios das companhias e mercadorias". O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, amortização e depreciação) ascende a 49 milhões de euros.

O grupo, a indicadores de 31 de Dezembro de 2015, soma 8.400 colaboradores: 6.200 na Ibersol e outros 2.200 da Eat Out.

A gestão da Ibersol, na apresentação já citada, explica que a Eat Out, sozinha, fechou o ano de 2015 com 113 restaurantes próprios e 208 franquiados. No mesmo ano, atingiu um EBITDA de 16,4 milhões de euros.

A Ibersol já apresentou os seus resultados relativos aos nove primeiros meses do ano.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub