Automóvel Incentivos da Volkswagen para trocar carros a diesel podem chegar a Portugal

Incentivos da Volkswagen para trocar carros a diesel podem chegar a Portugal

A empresa que importa as marcas do grupo germânico Volkswagen confirmou ao Negócios que está a estudar a possibilidade de introduzir incentivos à troca de veículos diesel antigos por novas viaturas, como a VW está a fazer na Alemanha e poderá repetir no Reino Unido.
Incentivos da Volkswagen para trocar carros a diesel podem chegar a Portugal
reuters, bloomberg
Paulo Zacarias Gomes 10 de agosto de 2017 às 16:27
A SIVA - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, responsável pela distribuição das marcas do grupo Volkswagen no mercado português, está a estudar a criação de incentivos para a troca de veículos diesel antigos por novas viaturas mais eficientes do ponto de vista ambiental, mecanismo que o grupo germânico anunciou esta semana na Alemanha e deverá estar a alargar ao Reino Unido.

"Estamos neste momento a estudar esse assunto e divulgaremos a nossa posição em devida altura," disse ao Negócios Ricardo Tomaz, director de comunicação da SIVA.

O reconhecimento de que esta questão está a ser estudada em Portugal surge depois de esta semana a Volkswagen ter anunciado a introdução de incentivos de até 10 mil euros na Alemanha destinadas à troca de carros com tecnologia diesel mais antiga - e potencialmente mais poluente - por viaturas novas da marca alemã.

Esta quinta-feira, 10 de Agosto, o Financial Times avança que nas próximas horas o mecanismo pode ser estendido ao mercado britânico. 

Na terça-feira passada, a Audi e a Volkswagen anunciaram a concessão de um incentivo de até 10.000 euros, dependendo do modelo, na compra de uma nova viatura da marca que seja mais ecológica, apenas para o mercado alemão.

A vantagem comercial enquadra-se no "programa ambiental" lançado pelo grupo como forma de promover cidades mais limpas, estratégia que tinha ficado acordada na semana passada durante a "cimeira do diesel" em que responsáveis do sector e políticos discutiram formas de "salvar" as viaturas que usam este combustível na Alemanha.

Entre as medidas aplicadas no mercado germânico está a alteração de "software" de 5,3 milhões de carros, uma intervenção que a SIVA não revelou se será uma opção no futuro no mercado nacional. 

O apoio pode ser atribuído no caso da compra de um carro compatível com as normas standard Euro 6 (mais eficientes ambientalmente), contra a retirada das estradas de automóveis diesel mais antigos (standards Euro 1 a Euro 4).

No caso da Audi o apoio começa nos 3 mil euros e vai também até 10.000 euros. No modelo desenvolvido pela VW, a compra de híbridos, eléctricos ou a gás natural pode dar direito a um incentivo extra.

A notícia de que a Volkswagen está a ponderar estender os estímulos ao Reino Unido - e que a importadora portuguesa está a estudar incentivos à retoma de veículos diesel - chega um dia depois de a BMW ter anunciado um mecanismo semelhante, de atribuir um apoio de até 2.000 libras (2.214 euros à cotação actual) a proprietários de carros antigos de norma inferior à Euro 4 na compra de um novo carro.



A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado valor comercial dos carros a diesel vai cair a piq 10.08.2017

Há-de chegar o dia em que ter carro a diesel será um luxo, com os impostos de poluição que terão de pagar a subirem. O valor comercial dos carros a diesel vai cair a pique. Azar daqueles que gastaram 30, 40, 50 ou mesmo 100 mil euros por estas viaturas (aninhos a poupar...para isto).

comentários mais recentes
Anónimo 11.08.2017

Convem saber que veiculos com Filtro de Particulas servem para queimar a carteira do dono.

Anónimo 11.08.2017

Por cá a siva tratará de aumentar os preços dos carros e depois dará o desconto...

Ó " trabalhadores" da AE... 10.08.2017

Ponham- se a cuspir no prato depois não se queixem se a comida for retirada.
Deixem-se levar pelo canto das sereias que terão o mesmo destino da Opel Azambuja, onde quem ganhou foram os espanhóis.
Olhem que a R. Checa está a afiar os dentes à AE.
Conselho: A perder se ganha e a ganhar se perde.

SÍTIO MUITO MANHOSO 10.08.2017


... esperemos que me contactem ou não compro mais VW . . . tenho um passat para trocar pelo Aerton ou Kia Óptima ! ! !

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub