Empresas Infografia: O círculo da dívida pública

Infografia: O círculo da dívida pública

A exposição à dívida pública europeia, que por princípio era considerada um activo sem risco pelos supervisores, criou grande parte das necessidades de capital dos bancos nacionais.
Infografia: O círculo da dívida pública
Marco Costa - Infografia Nuno Teixeira - Infografia 20 de abril de 2012 às 13:14
Face ao peso da almofada de capital exigida pela EBA, BCP e BPI serão forçados a recorrer ao apoio do Estado para cumprirem as exigências europeias e nacionais. No entanto, o dinheiro que vão receber do Tesouro e dos accionistas privados não pode ser usado para conceder mais crédito, já que essa opção aumentaria os activos ponderados pelo risco e, por essa via, reduziria os rácios de solvabilidade. Para evitar este impacto, os fundos públicos terão de ser aplicados, ironicamente, em dívida pública.


A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub