Automóvel Justiça dos EUA aprova proposta da VW para compensação de 14,7 mil milhões

Justiça dos EUA aprova proposta da VW para compensação de 14,7 mil milhões

O plano da Volkswagen prevê a recompra dos automóveis afectados pelo escândalo das emissões e ainda programas para impulsionar a infra-estrutura de veículos não poluentes.
Justiça dos EUA aprova proposta da VW para compensação de 14,7 mil milhões
reuters, bloomberg
Negócios 25 de Outubro de 2016 às 17:53
A justiça norte-americana aprovou esta terça-feira, 25 de Outubro, o plano de 14,7 mil milhões de dólares (13,5 mil milhões de euros à cotação actual) da Volkswagen para a recompra dos automóveis afectados pelo escândalo de manipulação de emissões, que estourou em Setembro do ano passado.
 
Segundo a proposta inicial, anunciada em Junho, a fabricante alemã dispunha-se a gastar cerca de 10 mil milhões de dólares na recompra de automóveis e compensações aos proprietários e 4,7 mil milhões em programas para compensar o excesso de emissões e impulsionar a infraestrutura de veículos não poluentes.
 
Os veículos afectados emitem até 40 vezes os níveis de poluição legalmente permitidos. Segundo a Reuters, a Volkswagen também pode ser autorizada a reparar esses veículos se os órgãos reguladores aprovarem as correcções.
 
A agência noticiosa avança que, até à data, cerca de 340 mil proprietários já se inscreveram para participar neste acordo, e apenas 3.500 optaram por ficar de fora.
 
No âmbito do acordo, a Volkswagen deve recomprar 85% dos 475 mil veículos dentro de dois anos ou enfrentar custos adicionais.
 
O acordo prevê ainda que a fabricante alemã destine 2 mil milhões de dólares, nos próximos dez anos, ao financiamento de programas para promover a construção de infra-estruturas para o carregamento de automóveis eléctricos e outros esforços para promover a utilização de veículos não poluentes.
 
A porta-voz da Volkswagen Jeannine Ginivan informou que a fabricante espera começar a recompra de veículos em meados de Novembro. Para isso, já contratou 900 pessoas - incluindo uma para cada concessionário – para tratar do processo.

As acções da Volkswagen encerraram a negociação esta terça-feira em Frankfurt a subir 1,32% para os 127 euros.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub