Banca & Finanças Laginha de Sousa: “A protecção de clientes deve existir sem paternalismos”

Laginha de Sousa: “A protecção de clientes deve existir sem paternalismos”

A protecção dos clientes bancários contra práticas agressivas dos bancos “deve existir”, concorda Luís Laginha de Sousa. No entanto, o candidato a administrador do Banco de Portugal avisa que “não é adepto a paternalismos”.
Laginha de Sousa: “A protecção de clientes deve existir sem paternalismos”
Miguel Baltazar/Negócios
Maria João Gago 27 de junho de 2017 às 18:54

Luís Laginha de Sousa, candidato a administrador do Banco de Portugal, defende que "deve existir protecção" dos clientes bancários contra práticas comerciais agressivas, apoiando a iniciativa do PS para legislar nesse sentido, defendeu durante a sua audição no Parlamento, indispensável à sua nomeação.

 

No entanto, o antigo presidente da Euronext Lisboa avisa que "não é adepto de paternalismos". Na sua perspectiva, "devemos dar às pessoas a capacidade de poderem decidir e tomar mais riscos" na subscrição de produtos financeiros. Mas "não pode haver informação errada e incompleta".

 

Neste esforço de disponibilização de informação completa e verdadeira aos clientes, Laginha de Sousa avisa que "não basta a informação lá estar", sendo necessário "assegurar que quem a vê compreende o que lá está".




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Conselheiro de Trump 27.06.2017

portugal ainda continua encalhado no nevoeiro bancario.Ha analistas q dizem q se vier 1 nova crise ela vai ser a rainha de todas elas existentes ate ao momento.duma maneira geral usamos as balancas como barametro de tudo q envolve economia,assim sendo temos verificado que os pratos delas n funcionam

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub