Banca & Finanças Líder do BCP confiante no sucesso da compra de dívida do Novo Banco

Líder do BCP confiante no sucesso da compra de dívida do Novo Banco

Nuno Amado acredita que a oferta de aquisição de dívida do Novo Banco "atingirá os 500 milhões" de reforço de solidez desejado. Líder do BCP lamenta esforço que o Banco tem de fazer para pagar a resolução do BES e do Banif, que pesa 30 milhões nas contas.
Líder do BCP confiante no sucesso da compra de dívida do Novo Banco
Bruno Simão/Negócios
Maria João Gago 27 de julho de 2017 às 18:42

"Presumo que a oferta [de compra de dívida] estará bem concebida e que o Banco atingirá os 500 milhões de euros" de reforço de solidez pretendidos, afirmou Nuno Amado na apresentação de resultados, em resposta aos jornalistas. 

 

Para o banqueiro, a principal preocupação com o Novo Banco resulta do facto de o BCP ir continuar a suportar custos com o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da instituição não permitir recuperar os 4.900 milhões de euros que foram injectados no Banco que ficou com os despojos do BES. 

 

"Esse custo vai pesar muitos anos nas nossas contas. É um contributo muito grande para o processo", sublinhou o presidente do BCP, recordando que o Banco pagou 30 milhões de euros só este ano para financiar o Fundo de Resolução. "O pagamento deste valor vai manter-se muitos anos", lamentou. 

(notícia actualizada às 19:25)




Saber mais e Alertas
pub