Comércio Lidl Portugal contribuiu com 10% das exportações de pêra rocha

Lidl Portugal contribuiu com 10% das exportações de pêra rocha

A retalhista exportou 9,3 mil toneladas de pêra rocha na última campanha. Um “exemplo” que o secretário de Estado da Agricultura gostava que “fosse seguido” por outros retalhistas portuguesas com presença internacional.
Lidl Portugal contribuiu com 10% das exportações de pêra rocha
Bloomberg
Sara Ribeiro 08 de fevereiro de 2018 às 14:30

O Lidl Portugal exportou 9,3 mil toneladas de pêra rocha para o resto da Europa, o que equivale a 10% do total das vendas para o exterior do produto português durante a campanha 2017-2018. Os dados foram divulgados esta quinta-feira, 8 de Fevereiro, por Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh - associação para a promoção das frutas, legumes e flores.

 

A venda de pêra rocha nos vários mercados onde a retalhista alemã está presente, cerca de 28 países, deu os primeiros passos em 2014, através de uma parceria com a Portugal Fresh. Desde então, "tem ganho escala rapidamente", sublinhou Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, durante um encontro com jornalistas em Berlim, Alemanha, que também contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura.

 

Só para o mercado germânico, de Agosto de 2017 até à data, o Lidl Portugal exportou 6,5 mil toneladas de pêra rocha, "um valor que duplicou", acrescentou. E as expectativas é que até ao final de Março, a exportação atinja "400 camiões", cerca de 8 mil toneladas.

 

Actualmente, todas as 3 mil lojas Lidl na Alemanha vendem pêra rocha. Em 2014, quando arrancaram com a comercialização do produto português, vendiam em 240 espaços. 

 

No total, desde 2014, o LIdl Portugal exportou um total de 27 mil toneladas de pêra rocha para países como a Alemanha, Espanha, Inglaterra, Irlanda e Polónia. E como o presidente da Portugal Fresh destacou, "se fizermos um bom trabalho na Alemanha", país de origem da retalhista, "é uma oportunidade incrível para o mercado nacional tendo em conta que o Lidl está em 28 países".

 

Já o secretário de Estado da Agricultura, Luís Medeiros Vieira, aproveitou para relembrar que o Lidl vende outros produtos nacionais nas suas lojas nos vários mercados, como vinho. "O Lidl exporta 10 milhões de garrafas por ano de vinho português". E deixou o recado: "Gostávamos que este exemplo fosse seguido por outras empresas de distribuição em Portugal, que também têm presença internacional.

 

Além de pêra rocha e vinho, o Lidl Portugal também exporta outros produtos hortofrutícolas portugueses, como couve coração, frutos vermelhos e castanhas.

* - Jornalista em Berlim, a convite da Portugal Fresh




pub