Desporto Lisboa ganha Capital Europeia do Desporto em 2021

Lisboa ganha Capital Europeia do Desporto em 2021

A capital portuguesa venceu Haia na corrida a Capital Europeia do Desporto. Recebe a edição de 2021.
Lisboa ganha Capital Europeia do Desporto em 2021
François Philipp
Negócios 25 de novembro de 2017 às 22:48
Lisboa foi escolhida como Cidade Europeia do Desporto em 2021, vencendo na corrida a cidade holandesa de Haia.

O anúncio foi feito este sábado, 25 de Novembro, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, na rede social Twitter.

"Lisboa ganhou. Lisboa foi escolhida para Capital Europeia do Desporto 2021," escreveu o autarca.


Minutos depois, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, também dava conta da escolha nas redes sociais, considerando-a um "justo reconhecimento". 

A atribuição do título de Capital Europeia do Desporto é feita pela ACES Europe - European Capital and Cities of Sport Federation. À hora do anúncio feito pela Câmara de Lisboa e pelo Governo, no site daquela entidade europeia não constava informação sobre a escolha da cidade portuguesa.

Segundo a ACES, o galardão - que garante 52 semanas de prática de desporto - proporciona reconhecimento internacional e visibilidade às cidades que o recebem, contribuindo para atrair investimentos.

A selecção da capital portuguesa como uma das duas finalistas tinha sido conhecida esta sexta-feira e a decisão deveria ser tomada este domingo, 26 de Novembro, com a escolha a ser divulgada dia 6 de Dezembro.

É a primeira vez que uma cidade portuguesa é escolhida nesta categoria. Lisboa seguir-se-á assim a Málaga, que recebe o evento em 2020. Este ano foi a vez de Marselha realizar o evento e no ano que vem será Sófia.

A capital portuguesa tinha apresentado a sua candidatura em Maio do ano passado e formalizou o processo no final de Junho passado. 

O galardão é atribuído a cidades com mais de 500 mil habitantes

(Notícia actualizada às 23:07 com mais informação)



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
Saber mais e Alertas
pub