Banca & Finanças Lobo Xavier: Promessa aos gestores da Caixa foi feita por escrito

Lobo Xavier: Promessa aos gestores da Caixa foi feita por escrito

O administrador do BPI diz que o Governo está sem pressa no processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e acusa do Executivo de não cumprir o que acordou por escrito com os gestores.
Lobo Xavier: Promessa aos gestores da Caixa foi feita por escrito
Miguel Baltazar
Negócios 18 de Novembro de 2016 às 09:56

Mais um episódio na polémica da entrega de declaração de rendimentos dos gestores da Caixa Geral de Depósitos.

 

António Lobo Xavier disse na SIC Notícias, no programa Quadratura do Círculo, que o Governo se comprometeu por escrito com António Domingues que os gestores do banco do Estado não teriam que entregar as declarações de rendimentos.

 

Uma afirmação que contraria o que tem sido dito por vários membros do Governo, inclusive pelo primeiro-ministro, que as exigências da equipa de António Domingues foram todas cumpridas e que passavam pela produção de legislação que está já aprovada.  

 

Os membros da actual administração do banco do Estado "foram desafiados pelo Governo para tratar da Caixa. Puserem as suas condições, como acontece sempre, e foi-lhes prometido, até lhes foi escrito", afirmou.

 

Lobo Xavier, que foi colega de António Domingues na gestão do BPI, acusa o Governo de estar a ter "uma enorme falta de solidariedade" com os gestores do banco do Estado, "com uma frieza que acho absolutamente chocante e próximo da indignidade".

 

O Governo "está a deixar passar para os gestores da Caixa o odioso da responsabilidade das coisas que combinou com eles", afirmou Lobo Xavier. "Que país é este, os homens foram contratados e acham que têm o direito de não entregarem as declarações?", ironizou Lobo Xavier, afirmando que António Domingues e os restantes administradores estão a ler o "direito de uma certa forma que não é disparatada. Têm argumentos validos. Eu também acho que eles têm razão". Mas "não lhes querem dar o direito de se defenderem", acusou.

 

Lobo Xavier criticou ainda a forma como o Governo está a conduzir o processo de recapitalização do banco, dizendo "já não saber mesmo se o Governo tem pressa" na recapitalização e a pretende fazer este ano, para o impacto não ser atribuído ao défice deste ano.


(No antepenúltimo parágrafo, estava indicado, por lapso, que Lobo Xavier tinha sido colega de António Domingues na gestão da Caixa. Foram colegas, sim, na administração do BPI)




A sua opinião50
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 2 semanas


Comemorações Oficiais

FP . CGA – 40 ANOS A ROUBAR OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO


AS PENSÕES DOURADAS DA CGA

As reformas mais antigas são as mais elevadas porque tiveram fórmulas mais favoráveis.

São também aquelas em que as pessoas se reformaram/aposentaram com menos idade.

Por isso devem ter os maiores cortes.


Ex: Muitas pessoas reformaram-se/aposentaram-se com 36 anos de descontos e 54 de idade.
Ou seja, muitas dessas pessoas vão estar mais anos a receber a pensão, do que os anos que trabalharam e descontaram.
Basta que vivam até depois dos 90 anos, o que se verifica com cada vez mais pessoas.

Pergunta: Estas pessoas fizeram descontos suficientes para terem a pensão que recebem?

Resposta: Não, nem para metade.

comentários mais recentes
Mário LImas Há 2 semanas

Lobo Xavier é um homem demasiadamente comprometido, o valor de cada palavra que emite é zero, para fazer um somatório, basta tentar ver quando fez um elogio às opiniões de esquera...sereá quye na esquerda é tudo burro e a verdae escorre nas opiniões de retenciosos inteligentes? repito, pretenciosos!

MÁRIO lIMAS Há 2 semanas

Como vem sendo hábito nos comentários de lobo xavier, tudo o que é manifestamente contra e o q

Desanimado Há 2 semanas

A indignação desta malta é enternecedora, depois do governo de Passos cortar a eito os salários já miseráveis de toda a gente com quem tinha um contrato e Xavier nem tugiu nem mugiu vem agora esbracejar, pasme-se, porque o estado tinha um contrato escrito com um senhor a quem vai pagar 423 mil euros ano que resolveu fazer birra porque não quer entregar um declaração de rendimentos no TC. Depois de toda esta birra só podemos ficar curiosos com o património do senhor (com tanta birra começo a pensar que até o senhor acha que tem um património um pouco escandaloso para um país de remediados e miseráveis).

Anónimo Há 2 semanas

Não penalizem mais os aposentados - peste grisalha - e não tenham inveja da reforma que lhes foi fixada. As declarações do dr.Lobo Xavier devem revestir a seriedade. Responsáveis foram os que prometera por escrito e não cumpriram por violar a lei vigente.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub