Tecnologias Lucros da Alphabet caem com multa da Comissão Europeia

Lucros da Alphabet caem com multa da Comissão Europeia

A gigante tecnológica Alphabet, que detém a Google e Youtube, registou no segundo trimestre de 2017 uma queda dos lucros, ao passo que as receitas ficaram acima das expectativas do consenso de mercado.
Lucros da Alphabet caem com multa da Comissão Europeia
Bloomberg
Carla Pedro 24 de julho de 2017 às 21:40

A Alphabet – que substituiu a Google em bolsa e que a detém a 100% no âmbito da nova estrutura operacional anunciada a 10 de Agosto de 2015 – reportou esta segunda-feira à noite os resultados do seu segundo trimestre fiscal, tendo o lucro por acção ficado acima do esperado.

 

Com efeito, o lucro por acção (EPS) da empresa liderada por Larry Page foi de 5,01 dólares, quando o consenso de mercado apontava para uma média de 4,45 dólares. No entanto, o EPS foi inferior ao registado entre Abril e Junho de 2016.

 

De facto, o resultado líquido desceu, ao fixar-se em 3,5 mil milhões de dólares, contra 4,9 mil milhões (7 dólares por acção) no período homólogo do ano passado.

 

A tecnológica justificou esta descida dos lucros devido a uma multa por violação das regras da concorrência. Com efeito, no resultado líquido da tecnológica inclui-se o impacto de uma multa imposta pela Comissão Europeia, no valor de 2,7 mil milhões de dólares.

 

As receitas, por seu lado, ascenderam a 26 mil milhões de dólares, um aumento face aos 21,5 mil milhões reportados um ano antes. O consenso dos analistas inquiridos pela FactSet era de 25,6 mil milhões.

Mas o mercado não está a gostar destes números, para mais devido à queda de 23% das receitas por clique – o chamado ‘cost per click’, que é a quantia que os anunciantes pagam de cada vez que um utilizador clica num anúncio colocado na plataforma Google.


Na negociação fora do horário regular em Wall Street, os títulos da tecnológica seguem a cair 2,92%, para 969,12 dólares, isto depois de terem encerrado a sessão formal desta segunda-feira a somar 0,45% para 998,31 dólares.


(notícia actualizada às 21:58)




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub