Empresas Lucros da EDP Renováveis sobem 26% para 62 milhões de euros e superam estimativas

Lucros da EDP Renováveis sobem 26% para 62 milhões de euros e superam estimativas

Os analistas consultados pela agência Reuters antecipavam um aumento dos resultados na casa dos 10%, para 54 milhões de euros
Patrícia Abreu 09 de Maio de 2012 às 07:48
A EDP Renováveis anunciou hoje um aumento dos lucros de 26% nos primeiros três meses do ano, tendo terminado o trimestre com um resultado de 62 milhões de euros, um número que supera os 54 milhões antecipados pelos analistas consultados pela agência Reuters. As receitas subiram 22%, para os 346 milhões de euros.

No documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adianta que o crescimento dos lucros reflecte “maioritariamente o desempenho recorrente ao nível operacional”.

“Em comparação com o primeiro trimestre de 2011, os resultados abaixo do EBITDA beneficiaram da extensão da vida útil dos projectos para 25 anos, embora parcialmente mitigados pela introdução da contabilização de impostos diferidos nos EUA”, explica a companhia de energias renováveis, no mesmo comunicado.

As receitas superaram o crescimento da produção, devido à “subida sustentada do preço médio de venda”, enquanto o EBITDA aumentou 20%, para 263 milhões de euros, “na sequência do aumento dos custos operacionais em 11% (abaixo do ritmo de crescimento operacional) e da queda de nove milhões de euros de outros proveitos operacionais”.

A subida do EBITDA também superou as estimativas dos analistas, que previam um crescimento de 10,5% deste indicador, para os 243 milhões de euros.

A companhia liderada por Manso Neto captou 200,6 milhões de euros em receitas na Europa, dos quais 116 milhões foram facturados em Espanha e 33,7 milhões em Portugal. Já os EUA renderam 184,4 milhões de dólares.

A produção de electricidade da empresa aumentou em 18%, face ao mesmo período do ano passado, para 5,2 Twh. Já o preço médio de venda subiu 4%, face ao primeiro trimestre de 2011, para 60 euros por mwh, “beneficiando da subida dos preços na Europa, de maiores preços no Brasil e da estabilidade de preços nos EUA”.

A dívida líquida média da EDP Renováveis aumentou 12% no trimestre, face ao período homólogo, tendo-se fixado em 3,46 mil milhões de euros.



A sua opinião12
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
omarsalgado 09.05.2012

"Estão mexendo no meu bolso"!!!!!

Xâ Mião 09.05.2012

A pouco e pouco as ventoínhas movidas a vento, vão lhe cortar o cabelo, até ficar carequinha.

Anónimo 09.05.2012

Mais um crime de que foram vítimas milhares de pequenaos accionistas que passou em branco neste lindo país. Venderam gato por lebre.

Lopes Barbeiro 09.05.2012

Na Barbearia Lopes encontrará o corte de cabelo que lhe convém, na certeza que será diferente do que agora ostenta. Não hesite em contactar-nos, estamo habituados a casos difícieis. Exemplos de clientes satisfeitos: Augusto Santos Silva,Duarte Lima, etc.

ver mais comentários
pub