Empresas Maior accionista português do BPI vende direitos do aumento de capital

Maior accionista português do BPI vende direitos do aumento de capital

Edgar Alves Ferreira, administrador do banco e rosto da HVF, já tinha adiantado que iria reduzir a sua posição no BPI.
Negócios 27 de Julho de 2012 às 19:57
O BPI anunciou hoje que o Edgar Alves Ferreira alienou parte dos direitos de subscrição de novas acções no aumento de capital que tinha em carteira.

O empresário, que é administrador do BPI e rosto a HVF, maior accionista português do banco liderado por Fernando Ulrich, alienou 329.855 a 0,005 euros cada, permanecendo titular de 1.264.764 títulos.

Ao Negócios, no dia da assembleia geral em que o aumento de capital foi aprovado, Edgar Alves Ferreira afirmou que não iria acompanhar o aumento de capital.

"Reduzo a minha participação, santa paciência", confessou o empresário, considerando que esta operação "era perfeitamente dispensável", pois "bastava que, em vez dos 1,3 mil milhões estatais, fossem 1,4 ou 1,5".

A HVF, que é detida por Edgar Ferreira, a esposa (Otília Violas) e o filho, detém 2,864% do BPI, participação que chegou a valer cerca de 150 milhões de euros (há cinco anos) em bolsa, mas que hoje vale apenas 14,3 milhões de euros.

O BPI está a realizar um aumento de capital de 200 milhões de euros, sendo que os maiores accionistas (Santoro e La Caixa) já afirmaram que iriam subscrever as novas 400 milhões de acções que estão a ser vendidas a 0,5 euros cada.

As acções do BPI fecharam hoje a valer 0,5 euros, após uma queda de 0,2%.






A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 24.06.2015

Aguenta Aguenta...

Leandro Coutinho 29.07.2012

O Violas vai sair.. este é dos tais que deve estar a torcer orelha por ter ido atrás das conversas do Santos Silva e do Ulrich para rejeitar a OPA do BCP há uns anos atrás.. os senhores administradores são sempre assim, pregam mundos e fundos para segurarem as cadeiras do poder em que se sentam a expensas dos outros.. O Ulrich é daqueles que fala muito do poleiro em que se instalou por muitas relações e pouco mérito..

Mário Moreira 29.07.2012

EDGAR FERREIRA E OTÍLIA VIOLAS. Pensavam que eram muito ricos, mas afinal estão prestes a falir e por este andar vão ter que vender os bens que lhes restam em HASTA PUBLICA POR DIVIDAS COLOSSAIS QUE ANDAM A ACUMULAR.

Anónimo 28.07.2012

vai chegar o tempo que ficas sozinho no bpi ,pelo andar da carruagem a morte do banco esta a chegar.

ver mais comentários
pub