Turismo & Lazer Mais cruzeiros e passageiros em Outubro em Lisboa

Mais cruzeiros e passageiros em Outubro em Lisboa

No mês passado as escalas de navios de cruzeiro no porto de Lisboa aumentaram 5% enquanto o número de passageiros cresceu 22%. A APL estima que este ano a capital receba 311 escalas e 520 mil turistas de cruzeiros.
Mais cruzeiros e passageiros em Outubro em Lisboa
Bloomberg
Negócios 15 de Novembro de 2016 às 17:21

O número de escalas de navios de cruzeiro no porto de Lisboa aumentou 5% em Outubro face ao mês homólogo de 2015, enquanto o total de passageiros registou um acréscimo de 22%.

De acordo com dados da Administração do Porto de Lisboa (APL), no mês passado Lisboa recebeu 44 escalas de cruzeiros, mais duas do que em Outubro de 2015, e quase 93.500 passageiros, mais 16.700.

No acumulado dos primeiros 10 meses do ano, o número de escalas no porto de Lisboa regista uma subida de 4%, num total de 267, o que equivale a mais 10 face ao período homólogo.

O número de passageiros cresceu, por seu lado, 3% entre Janeiro e Outubro, tendo já quase 455 mil turistas de cruzeiros passado pela cidade, mais quase 14 mil do que há um ano

De acordo com os dados da APL, nestes 10 meses, o número de passageiros embarcados regista um aumento de 19%, os desembarcados de 11% e os em trânsito de 2%.

A APL justifica o aumento dos passageiros em Outubro pelo crescimento de 72% do segmento de turnaround (que iniciam e/ou terminam cruzeiros), que passou de 4.663 para 8.000 passageiros mas também pelo incremento de 19% do segmento de trânsito.

"Apesar de se ter registado apenas mais duas escalas, o número de passageiros foi superior em 16.705, o que se explica pelo facto do Porto de Lisboa ter sido, em Outubro de 2016, escalado por navios de cruzeiro de maior capacidade, comparativamente com o mês homólogo do ano transacto", refere o porto de Lisboa, explicando que a média da capacidade dos navios que escalaram o porto em Outubro foi de 2.016 passageiros, valor que em 2015 foi de 1.794.

Face a estes números, a APL prevê que a actividade dos cruzeiros em Lisboa registe este ano crescimentos de 2%, com um total estimado de 311 escalas e de 520 mil passageiros.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub