Desporto Manchester regressa ao topo dos clubes mais ricos da Europa. Benfica em 27.º

Manchester regressa ao topo dos clubes mais ricos da Europa. Benfica em 27.º

Depois de 11 anos de domínio do Real Madrid, o clube inglês volta a ser considerado como o clube de futebol mais rico da Europa.
reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images reuters, bloomberg, getty images
Nuno Carregueiro 19 de janeiro de 2017 às 09:23

Não é preciso ganhar títulos para melhorar as contas. Apesar de falhar a liderança do campeonato de futebol inglês há vários anos, o Manchester United conseguiu recuperar o primeiro lugar dos clubes de futebol mais ricos da Europa.

 

De acordo com o estudo da Deloitte publicado esta quinta-feira, 19 de Janeiro, o clube agora treinado por José Mourinho destronou o Real Madrid do primeiro lugar, o que acontece pela primeira vez em 12 anos.

 

O clube inglês alcançou receitas recorde de 689 milhões de euros na última época. Supera o Barcelona (620,2 milhões de euros) e também o Real Madrid (620,1 milhões de euros). O clube de Cristiano Ronaldo caiu para a terceira posição depois de ter liderado este "ranking" durante onze anos.

 

A época passada foi a primeira em que estes três clubes (que têm ocupado o pódio nos últimos 20 anos) superaram a marca dos 600 milhões de euros de receitas anuais. Uma evolução que mostra que os maiores clubes estão a ficar cada vez mais ricos, alargando o fosso para os restantes.

 

O "ranking" dos 20 clubes mais ricos do mundo é dominado pelas cinco maiores ligas da Europa (Reino Unido, Espanha, Alemanha, França e Itália), outro indicador que também ilustra a cada vez maior distância entre os clubes de topo da Europa e os restantes.

 

Entre os 20 mais ricos, o domínio é dos britânicos, com metade dos 10 primeiros. Os restantes são espanhóis (Barcelona e Real Madrid), alemães (Bayern Munique), franceses (PSG) e italianos (Juventus).  

 

"Todos os anos questionamos se está prestes a rebentar a bolha do futebol, mas acreditamos que ainda há espaço para crescer", diz ao Financial Times Dan Jones, partner da Deloitte, afirmando que não é irrealista um clube atingir a marca dos mil milhões de euros em receitas num ano.

 

A consultora assinala que o recorde do Manchester foi alcançado à custa da evolução positiva dos três principais indicadores: bilheteira, direitos televisivos e vendas de produtos.

 

Além do TOP 20, a Deloitte publica também a lista dos 10 seguintes, sendo que neste "ranking" surge um clube português. É o Benfica, que surge na posição 27.º, com receitas de 152,1 milhões de euros na época passada.

 

Está atrás de dois clubes turcos (Fenerbahçe e Galatasaray) e ingleses de menor dimensão como o Southampton e o Everton.  

 

 

 




A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 19.01.2017


Os ladrões de esquerda

RACIOCÍNIO do PS, BE, PCP e seus votantes

O ensino privado é um escândalo ...

Mas a saúde privada, exclusivamente para FP e seus pensionistas... é uma necessidade imperiosa.

Certo?

CAMBADA DE LADRÕES!

comentários mais recentes
Anónimo 20.01.2017

Oh José Luis por favor n quero acreditar no seu comentário. Espero que esteja a ser irónico. Onde é que está a receita de Portugal diga-me lá? É que o problema é mesmo esse o nosso PIB é fraquissimo, produzimos pouco.

José Luís Jacinto Jorge 19.01.2017

Ajudem-me... se o Manchester united e o Benfica estào entre os mais ricos... e maiores devedores... ... Entao o Estado de Portugal, grande devedor que é... ... é RICO?

Anónimo 19.01.2017


Os ladrões de esquerda

RACIOCÍNIO do PS, BE, PCP e seus votantes

O ensino privado é um escândalo ...

Mas a saúde privada, exclusivamente para FP e seus pensionistas... é uma necessidade imperiosa.

Certo?

CAMBADA DE LADRÕES!

Bruno Ricardo Pinheiro 19.01.2017

ó ze....as contas n são todas de "+" ou de "-".....no seu lugar apagava já o comentário p q mais ngm veja....

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub