Banca & Finanças Marcelo chamou Domingues a Belém

Marcelo chamou Domingues a Belém

O Presidente da República esteve reunido esta quarta-feira com o líder da CGD. O encontro aconteceu no mesmo dia em que o TC notificou a administração da Caixa a entregarem a declaração de património.
Marcelo chamou Domingues a Belém
Bruno Simão/Negócios
O Presidente da República chamou esta quarta-feira, 9 de Novembro, a Belém o presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), no mesmo dia em que a administração do banco público foi notificada para entregar no Tribunal Constitucional (TC) a declaração de património, sabe o Negócios. A notícia foi avançada em primeira mão pelo Expresso.

A administração da Caixa tem defendido não ter de entregar a declaração de rendimentos no TC, pelo facto de a Caixa estar fora do Estatuto do Gestor Público. 

Porém, esta quarta-feira, o TC notificou a administração da Caixa para entregar as declarações de rendimento e património. Os juízes dão 30 dias aos gestores para sustentar uma posição de não entrega.

A posição de princípio da administração da Caixa é que os seus membros não estão obrigados a entregar aquela declaração, uma vez que o banco deixou de estar sujeito às regras do Estatuto do Gestor Público (EGP). Por isso, está em cima da mesa a possibilidade de os gestores da CGD avançarem com a renúncia aos seus cargos. 

 

Aliás, o presidente da Caixa e a sua equipa, que tinham um compromisso do Governo para que fossem dispensados de apresentar aqueles dados no Constitucional na sequência da retirada do banco das regras do Estatuto do Gestor Público.




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
mmmpinto Há 1 semana

Querem ver que o Domingues, convenceu o Presidente, que a razão lhe assiste e, ainda conseguiu um aumento nas suas retribuições?

surpreso Há 1 semana

Estamos na"república das bananas"

Jorge Santos Há 1 semana

Para quando a investigação criminal na CGD???

Investiguem este Domingues Há 1 semana

Anda a esconder o que roubou. Cadeia com a escumalha

ver mais comentários
pub