Banca & Finanças Maria Celeste Hagatong passa a liderar a COSEC

Maria Celeste Hagatong passa a liderar a COSEC

As mudanças na administração do BPI também se estenderam à Companhia de Seguros de Crédito (COSEC), detida em 50% pelo banco. Miguel Gomes da Costa abandona o cargo e é substituído por Celeste Hagatong.
Maria Celeste Hagatong passa a liderar a COSEC
Inês Gomes Lourenço/Cofina
Negócios 31 de julho de 2017 às 12:33

A Companhia de Seguros de Crédito (COSEC) passou a ter uma nova presidente. De acordo com um comunicado enviado ao final desta manhã, Miguel Gomes da Costa abandonou a presidência da seguradora e foi substituído no cargo por Maria Celeste Hagatong, que estava no BPI há 33 anos. Esta mudança ocorre depois da recomposição da administração do BPI, que em Abril passou a ter o espanhol Pablo Forero como CEO, lugar até então de Fernando Ulrich.

 

No referido comunicado, a Comissão Executiva da COSEC "informa que, finalizados os procedimentos aplicáveis e confirmada a aprovação do Banco Central Europeu dos novos Órgãos Sociais do Banco BPI, Maria Celeste Hagatong iniciou funções como Presidente do Conselho de Administração da COSEC, cargo em que sucede a Miguel Gomes da Costa". O BPI detém 50% da COSEC; os outros 50% estão nas mãos da Euler Hermes, o "maior grupo segurador de créditos a nível mundial".

 

Maria Celeste Hagatong já não é nova na COSEC: nos últimos 10 anos foi membro não executivo do Conselho da Administração da empresa, em representação do BPI. A nova presidente começou a trabalhar no Ministério das Finanças, mas foi precisamente no BPI que passou grande parte da sua carreira – esteve lá "33 anos". Na instituição, Hagatong "desenvolveu actividade no Banco de Investimento e desde 2002 como membro do Conselho Executivo do Banco, sendo responsável pelo Corporate Banking e Project Finance".

 

"No BPI foi responsável pelo lançamento e dinamização da venda de seguro de créditos da COSEC, na rede da Banca de Empresas, projecto muito relevante para a afirmação da COSEC no mercado português", esclarece ainda o comunicado.

 

A nova administração da COSEC é ainda composta por Thierry Etheve, Berta Dias da Cunha, José Vairinhos Gonçalves, Paolo Cioni e Pedro Silva Fernandes.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 01.08.2017

A Celeste Kaga aonde?

Mr.Tuga 31.07.2017

E não se reforma ?!?!!?

Estes administradores para largar o osso....

pub