Banca & Finanças Mário Leite Silva é o novo presidente do BFA

Mário Leite Silva é o novo presidente do BFA

Mário Leite Silva, até agora presidente da Santoro, a 'holding' pessoal de Isabel dos Santos, vai ser o novo presidente do Banco Fomento Angola (BFA). A Unitel formalizou hoje a compra de 2% do BFA.
Mário Leite Silva é o novo presidente do BFA
Miguel Baltazar/Negócios
Celso Filipe 05 de janeiro de 2017 às 18:03
Mário Leite Silva vai ser o novo presidente do conselho de administração do Banco Fomento Angola (BFA). O presidente da Santoro, holding pessoal de Isabel dos Santos, posição que irá manter, assume este novo cargo sequência da Unitel ter formalizado hoje a compra de 2% da BFA ao BPI, circunstância que permite à operadora angolana passar a deter 51,9% do banco.

Mário Leite Silva substitui no cargo Fernando Ulrich, que até agora exercia estas funções. Formado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, Mário Leite Silva, de 44 anos, é considerado o braço direito de Isabel dos Santos na gestão dos diversos negócios da empresária angolana, que o foi buscar aos quadros da 'holding' de Américo Amorim.

A Unitel, em comunicado, explica que a compra de 2% do BFA "permitiu ainda resolver a questão dos grandes riscos imposta pelo Banco Central Europeu ao BPI, que obrigava o banco português a reduzir a sua exposição ao BFA".

A operadora angolana adianta que com esta operação o BFA "consolida a sua imagem de referência na banca angolana, assumindo-se como um exemplo de excelência e inovação e uma mais-valia para a economia do país, demonstrando a confiança na economia angolana num momento em que os seus grandes desafios começam a ser vencidos". 

Também esta quinta-feira, 5 de Janeiro, em comunicado enviado à CMVM, o BPI informou que foi concretizada, por parte do BFA, a transferência de dividendos relativos aos exercícios de 2015 (36,9 milhões de euros) e 2014 (29,2 milhões de euros).

"O Banco BPI vem nesta data informar que a transferência daqueles dividendos se concretizou, tendo o valor global de 73.4 milhões de dólares (66,1 milhões de euros) sido recebido na conta do Banco BPI junto do seu banco correspondente internacional para dólares norte-americanos", adianta o banco liderado por Fernando Ulrich.


As acções do BPI encerraram a sessão desta quarta-feira inalteradas nos 1,13 euros.

(Notícia actualizada às 18:50 com mais informação)

A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Ze do Malho 05.01.2017

Mais um que vai ficar cheio de Milhoes ate um dia lhe cortarem o pescoso, pois e so mais um ladrao, da Ladra Maior a Isabel dos Ovos de Ouro. Os Bastardos dos filhos dos Colonos estao de vento em popa vao herdar a cadeira do Santomence, Jose dos Santos. Todas a Colonias Tugas sao filhas do mesmo.

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub