Banca & Finanças Metade dos avales do Estado à banca já está no Novo Banco

Metade dos avales do Estado à banca já está no Novo Banco

O Estado presta garantias aos bancos num valor acima dos cinco mil milhões de euros, com quase metade a pertencer ao Novo Banco, avança o Diário de Notícias.
Metade dos avales do Estado à banca já está no Novo Banco
Bruno Simão
Negócios 06 de janeiro de 2017 às 09:44

Os contribuintes portugueses prestam garantias aos bancos parqueados em Portugal num total de 5,3 mil milhões de euros. Cerca de metade deste valor (2,5 mil milhões) pertence ao Novo Banco, avança o Diário de Notícias esta sexta-feira, 6 de Janeiro.

O Estado tem de se endividar para as prestar, e caso algumas delas seja executada por falta de pagamento, o valor pode agravar o défice público.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, já rejeitou que o Estado possa conceder mais garantias ao Novo Banco ou a qualquer outro banco privado.

Uma posição que vai contra os interesses do fundo norte-americano Lone Star, que pretende uma garantia estatal de dois mil milhões de euros para fechar o negócio.

"Não pode haver uma garantia de Estado para suportar negócios privados", disse o ministro das Finanças em entrevista ao DN esta semana. "O dinheiro dos contribuintes em risco não está perspectivado neste negócio".




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub