Transportes Metro do Porto lança concurso para novo operador

Metro do Porto lança concurso para novo operador

Depois da Normetro e da ViaPorto, a Metro do Porto procura um novo operador, para assumir funções a partir de 2018. O preço base do concurso público é de 221 milhões de euros.
Metro do Porto lança concurso para novo operador
Paulo Duarte/Negócios
Wilson Ledo 26 de junho de 2017 às 13:42

A Metro do Porto lançou um concurso público na passada sexta-feira, 23 de Junho, para procurar um novo operador a partir de Abril de 2018. O preço base é de 221 milhões de euros, sendo o "preço mais baixo" o critério de adjudicação - o correspondente a 31,6 milhões por ano.

A operação deste sistema de transporte está, segundo a lei, atribuída a um subconcessionário. Nas suas atribuições inclui-se, além da operação e manutenção, "a segurança e apoio aos clientes".


De 2002 a 2010 essas responsabilidades couberam à Normetro. De 2010 até Abril de 2018, estando ainda em vigor, a subconcessão foi atribuída à ViaPorto. A etapa seguinte, colocada a concurso em regime de parceria público-privada, integra também um período de sete anos, entre Abril de 2018 e o mesmo mês de 2025.


"O prazo para entrega de propostas termina no dia 25 de Setembro deste ano, sendo previsível que a adjudicação ao vencedor suceda ainda até ao final deste ano, para que a nova subconcessão possa vigorar a partir de 1 de Abril de 2018", remata a Metro do Porto em comunicado.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub