Banca & Finanças Montepio dá pontapé de saída na OPA ao fundo de participação

Montepio dá pontapé de saída na OPA ao fundo de participação

A mutualista presidida por Tomás Correia fez a instrução do pedido de registo da OPA na CMVM. O regulador vai olhar para os dados, como a justiça da contrapartida. A administração de Félix Morgado tem agora de se pronunciar.
Montepio dá pontapé de saída na OPA ao fundo de participação
Bruno Simão
Diogo Cavaleiro 26 de julho de 2017 às 16:19

Os mutualistas do Montepio deram início ao processo que visa concretizar a oferta pública de aquisição (OPA) sobre o fundo de participação da Caixa Económica Montepio Geral, transacção com a qual espera afastar a instituição financeira da volatilidade do mercado ao retirá-lo de bolsa. 

 

Segundo apurou o Negócios junto de várias fontes, deu entrada no início desta semana o pedido de registo da operação junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Com este acto, a Montepio Geral – Associação Mutualista entregou, igualmente, o projecto de anúncio de lançamento e o projecto de prospecto da operação, como previsto no Código dos Valores Mobiliários.

 

O regulador presidido por Gabriela Figueiredo Dias vai agora analisar os documentos, sendo que pode vir a colocar questões e a pedir informação adicional. Como ocorre neste tipo de operações, quando considerar que tem toda a informação do seu lado, a CMVM tem um prazo de dois dias para registar a OPA.

 

O Banco Finantia é o intermediário financeiro da operação, à qual dará assistência, de acordo com informações obtidas pelo Negócios. A mutualista poderá ter de gastar 106 milhões de euros se conseguir adquirir todas as unidades de participação que não estão nas suas mãos. A associação detém 73,5% do fundo, propondo-se a comprar os restantes 26,5%.

 

De acordo com a legislação, na mesma altura em que faz a instrução do pedido, a entidade liderada por António Tomás Correia teve de entregar, igualmente, junto da equipa de José Félix Morgado, que se vai ter de pronunciar, dentro de oito dias, "sobre a oportunidade condições da oferta". 

É com esse registo que depois se inicia a OPA: e é aí que quem quiser vender pode fazê-lo. 

 

Foi a 4 de Julho que a mutualista anunciou a OPA sobre o fundo. Na altura, a contrapartida de 1 euro por unidade representava mais do dobro do valor de mercado. Desde aí, houve uma aproximação ao preço. Esta quarta-feira, cada unidade do fundo da caixa económica negoceia precisamente em 1 euro.

 

Os objectivos da OPA

 

A OPA tem lugar antes da transformação em sociedade anónima da caixa económica sob o comando de José Félix Morgado, mudança que faz com que a caixa passe a ter o seu capital representado por acções. Nesse processo, o fundo de participação e as suas unidades são extintas. Antes desse processo, a mutualista pretende adquirir o máximo de unidades possíveis nesta OPA. 


Com a operação, a mutualista pretende retirar o fundo de bolsa no momento em que se negoceia a entrada de entidades da economia social no capital da caixa económica. Há um memorando de entendimento assinado já entre a associação e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para um possível investimento, que poderá integrar outras entidades que o desejem.

A transacção segue-se ao aumento de capital de 250 milhões de euros que a mutualista promoveu no Montepio. 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

Montepio dá pontapé de saída na OPA ao fundo de participação

ENTÃO MAS AQUI O AMIGO TYOMÁS CORREIA É OU NÃO É UM SR HONESTO?
QUANTO Á ACÇÕES DO BCP, QUEM TEM MUITAS QUE SE AGUENTE!

beachboy Há 3 semanas

...mas este delinquente ainda aqui anda?...
...como é possível?...

pub
pub
pub
pub