Empresas Morreu Ingvar Kamprad, fundador da IKEA

Morreu Ingvar Kamprad, fundador da IKEA

A gigante sueca do imobiliário anunciou hoje que o seu fundador morreu no sábado, aos 91 anos, na sua casa em Smaland, na Suécia.
Morreu Ingvar Kamprad, fundador da IKEA
javascript:;
André Veríssimo 28 de janeiro de 2018 às 11:15
"O fundador da IKEA e Ikano, um dos grandes empreendedores do século XX, Ingvar Kamprad, faleceu pacificamente na sua casa em Smaland, Suécia, no dia 27 de Janeiro", afirmou a empresa num comunicado divugado no domingo, dia 28. Tinha 91 anos.

Ingvar Kamprad nasceu a 30 de Março de 1926, na Suécia. Começou, ainda rapaz, a vender lápis e sementes, que entregava de bicicleta. Depois começou a construir mobília, mesas de cozinha, inspiradas no modelo criado por um tio.    

Fundou a IKEA em 1943, aos 17 anos, mas o sistema que haveria de revolucionar o sector e catapultar a empresa, a mobília desenhada para poder ser transportada em embalagens planas, surgiria só em 1956.

Segundo a Reuters, o sueco teve a ideia depois de observar um empregado a retirar os pés de uma mesa para conseguir encaixar no carro de um cliente. Kamprad conclui que a poupança de espaçoa significava poupança de dinheiro.

A IKEA é desde 2008 o maior retalhista de mobília global, tem actualmente mais de 400 lojas em 49 países e emprega 194 mil trabalhadores.

A empresa, que por motivos fiscais tem sede na Holanda, teve receitas de 35,1 mil milhões de euros em 2016, um crescimento de 7,4%, e lucrou 4,2 mil milhões de euros. Segundo o grupo, nesse ano as lojas receberam 783 milhões de visitantes.

Ingvar Kamprad era um dos homens mais ricos do mundo. Segundo dados da Bloomberg, ocupa a oitava posição, com uma fortuna avaliada em 58,7 mil milhões de dólares.

A sua vida e a da própria IKEA foi marcada por algumas polémicas. Segundo a BBC, Ingvar Kamprad enfrentou no passado questões sobre ligações aos Nazis, que disse terem sido o "maior erro" da sua vida.

A maioria das lojas são detidas pela Fundação INGKA, uma das organizações de apoio social mais ricas do mundo. A empresa tem sido acusada de usar uma rede de empresas, com sede na Holanda, Luxemburgo e Liechtenstein, para evitar o pagamento de impostos.
 
O nome IKEA resulta das iniciais do fundador, Ingvar Kamprad, e da quinta onde cresceu, Elmtaryd, na localidade sueca de Agunnaryd.  

(Notícia actualizada às 12h10)



A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
RE: Anónimo 28.01.2018

vc é maluco nâo è?
ou senão deve ser algum porco de direita

Anónimo 28.01.2018

em terra de cegos quem tem um olho e rei. Este sr sabia a toda, inclusivamente esteve sempre do lado de onde o vento soprava. Desde o nacional socialismo nazi ate aos dias de hoje. Esta bem, confundia o nacional socialismo com a social democracia nordica.

Pcp é a mentira que se vê. Pc angolano igual ao no 28.01.2018

O dono dos burros é mais um burro invejoso saído das cavernas da esquerda. Olha vai cagar seu burro sindicalista

Saber mais e Alertas
pub