Construção Mota-Engil confirma adjudicação de contrato na Tanzânia

Mota-Engil confirma adjudicação de contrato na Tanzânia

A construtora liderada por Gonçalo Moura Martins confirmou, através de um comunicado enviado ao regulador, que lhe foi adjudicado um contrato na Tanzânia. O contrato adjudicado vai ser executado com o grupo turco Yapi Merkezi.
Mota-Engil confirma adjudicação de contrato na Tanzânia
Miguel Baltazar/Negócios
Ana Laranjeiro 03 de fevereiro de 2017 às 17:24

A Mota-Engil confirmou que lhe foi adjudicado um contrato na Tanzânia, tal como a Bloomberg avançou esta quinta-feira, 2 de Fevereiro. "A Mota-Engil S.G.P.S., S.A. ("Mota-Engil") informa sobre a adjudicação de um contrato com um valor total de cerca de 1.030 milhões de dólares na Tanzânia, em parceria (50/50) com o grupo turco Yapi Merkezi", revela a empresa em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"De acordo com o contrato assinado hoje [sexta-feira, 3 de Fevereiro], o projecto design & build, consistirá na construção de um troço da linha férrea que ligará a capital do país, Dar Es Salam, aos países vizinhos Ruanda e Burundi. Este primeiro troço de 202 quilómetros será executado num período de 30 meses com início previsto para Março", acrescenta o documento.


Com a adjudicação desta obra a construtora "reitera o objectivo de retomar o ritmo de crescimento dos seus negócios naquela região e no grupo".

António da Mota, chairman da construtora, em declarações à Bloomberg adiantou que a Mota-Engil está interessada em continuar a apostar neste país africano. "Estamos muito interessados em algo que vamos começar a discutir em breve com o Governo", afirmou, referindo-se aos vários concursos públicos que estão a ser lançados na Tanzânia.


Segundo a agência de notícias, o país africano vai lançar já em Abril um novo concurso para a construção de linhas férreas na Tanzânia. Entre os projectos, está em estudo a construção de uma linha de 2.200 quilómetros para ligar Dar es Salaam a Kigali, capital do Ruanda e a outros locais, bem como outras linhas para ligar várias cidades no sul do país. Cada um destes dois projectos, de acordo com a Bloomberg, está avaliado em mais de 16 biliões de xelins tanzanianos, o que equivale a mais de 6 mil milhões de euros.


De acordo com a mesma fonte, o Governo da Tanzânia destinou uma verba de um bilião de xelins tanzanianos (405 milhões de euros) no Orçamento do Estado do ano fiscal que termina em Junho para financiar projectos na área dos caminhos-de-ferro. As restantes verbas para estes projectos serão obtidas através de financiamento.

A assinatura do contrato ganho pela Mota-Engil e pela empresa turca Yapi foi assinado esta manhã. De acordo com o ministro das Obras Públicas, o projecto foi adjudicado a este consórcio pois foi o único que apresentou uma proposta final entre as mais de 40 companhias que mostraram interesse.


Erdem Arioglu, vice-presidente da Yapi, disse à Bloomberg que o negócio foi facilitado pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que no mês passado fez uma visita à Tanzânia com o intuito de estreitar os laços entre os dois países.


A sua opinião13
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 19.03.2017

Fantastic web site. Plenty of useful info here. I'm sending it to some friends ans additionally sharing in delicious. And naturally, thanks for your sweat!
http://healthhint.eu

Anónimo 19.03.2017

I'm gone to say to my little brother, that he should also pay a quick visit this webpage on regular basis to take updated from latest gossip.
http://financetip.eu

Anónimo 18.03.2017

My partner and I stumbled over here from a different website and thought I might check things out. I like what I see so i am just following you. Look forward to checking out your web page for a second time.
http://helpfultip.eu

Anónimo 18.03.2017

Can you tell us more about this? I'd want to find out some additional information.
http://financetip.eu

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub