Media NBC poderá comprar 25% da Euronews

NBC poderá comprar 25% da Euronews

A operação deverá ser realizada através de uma venda reservada de acções e o montante pode chegar aos 30 milhões de dólares, segundo a Reuters.
NBC poderá comprar 25% da Euronews
Bloomberg
Negócios 15 de fevereiro de 2017 às 12:56

A NBC Universal, que integra o grupo de media norte-americano Comcast Corp, estará a concluir as negociações com a Euronews para comprar 25% do capital do canal de notícias europeu. A notícia está a ser avançada pela Reuters, que cita uma fonte não identificada da administração da Euronews.

O investimento da operação será feito através de uma venda reservada de acções e o montante pode ser de aproximadamente 30 milhões de dólares (cerca de 28 milhões de euros). Está também planeado um segundo aumento de capital para os accionistas da Euronext, detalha a agência de notícias.

O negócio ainda tem de ter aprovado pelos accionistas da Euronews até ao final este mês, estando previsto que a operação esteja concluída no final de Março ou início de Abril, segundo a mesma fonte.

Até 2015 a Euronews era propriedade de um consórciso de 24 canais públicos europeus, através da Euronews SA. Mas nesse ano decidiram abrir o capital a privados, tendo o bilionário egípcio Naguib Sawiris ficado com 53% do capital.

Segundo a Reuters, Naguib Sawiris, deverá continuar a manter uma participação de controlo no canal, mesmo após os dois aumentos de capital.

Caso o negócio se concretize, a transacção irá representar o primeiro passo e expansão da NBC Universal ao continente europeu.

A aquisição iria permitir que a NBC chegasse a 77 milhões de novas residências em 13 línguas diferentes na Europa, África e Médio Oriente.

O negócio iria reforçar também a oferta do canal Euronews através da NBC Euronews, que faz parte da NBC Universal.

De acordo com a informação disponível no site do canal, o Euronews conta com 400 jornalistas de 25 nacionalidades e chega a 400 milhões casas em 155 países.

O canal, que arrancou em 193, tem emissões 24 horas dia em 13 idiomas: português, inglês, francês, árabe, alemão, grego, húngaro, italiano, persa, russo, espanhol, turco e ucraniano.


(Notícia actualizada às 13:06 com mais informações)

 

 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub