Tecnologias Nintendo revê em baixa estimativa de resultados

Nintendo revê em baixa estimativa de resultados

A empresa de videojogos japonesa cortou as previsões de lucros para este ano, apesar do sucesso do jogo Pokémon Go.
Nintendo revê em baixa estimativa de resultados
Reuters
Negócios 26 de Outubro de 2016 às 15:46

A Nintendo baixou as suas previsões de resultados operacionais de 45 mil milhões de ienes (396 milhões de euros) para os 30 mil milhões de ienes. As receitas previstas para este ano foram reduzidas para 470 mil milhões de ienes, aquém da anterior estimativa de 500 mil milhões de ienes, de acordo com a Bloomberg.

 

Esta revisão de estimativas foi realizada no mesmo dia em que a Nintendo apresentou os resultados do segundo trimestre fiscal, terminado em Setembro. O resultado líquido foi de 62,8 mil milhões de ienes, graças ao impulso de 120 mil milhões de ienes provenientes do Pokémon Go e da venda de uma participação na equipa de basebol Seattle Mariners. A Nintendo fechou assim as contas até Setembro com os números a superarem as previsões dos analistas, que estimavam uma média de 5,76 mil milhões de ienes.

 

O sucesso do jogo Pokémon Go elevou as expectativas, tendo provocado ganhos acentuados em bolsa. Em Julho, aquando do lançamento do jogo, o valor das acções mais do que duplicou. Entretanto, as acções aliviaram parte dos ganhos, seguindo actualmente com um ganho desde o início do ano de 46%. Esta quarta-feira, 26 de Outubro, as acções estão a reagir no mercado alemão ao corte de estimativas, recuando 6,60% para 204,20 euros.

 

O sucesso do jogo trouxe uma esperança aos investidores que a nova aposta da empresa japonesa passaria pelo desenvolvimento de jogos para smartphone. A aplicação rendeu 600 milhões de dólares nos primeiros 90 dias, um feito histórico na indústria dos jogos para telemóveis. No entanto, o Pokémon Go é detido apenas em parte pela Nintendo, pelo que o impacto financeiro na empresa sediada em Quioto foi reduzido.

 

A somar a este factor, as vendas de consolas 3DS e Wii U têm vindo a estagnar, com as receitas de software a descerem 32% nos últimos seis meses para os 66,7 mil milhões de ienes, e vendas de hardware a descer 36% para os 65,9 mil milhões de ienes.

 

Serkan Toto, fundador da Kantan Games Inc., afirma à Bloomberg que em termos de consolas, a Nintendo apenas prevê lançar o modelo Switch. "As previsões de lançamento de software para os próximos meses nas suas duas consolas são muito reduzidas, e em telemóveis apenas têm o Super Mario Run", acrescenta. No próximo mês de Dezembro será lançado o primeiro jogo exclusivo para iPhone, Super Mario Run.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub