Banca & Finanças Nogueira Leite: Para investir na banca portuguesa é preciso ser "um accionista especial"

Nogueira Leite: Para investir na banca portuguesa é preciso ser "um accionista especial"

O economista considera que ainda "há muito para acontecer" na banca portuguesa, não se podendo pensar que os problemas "já  estão todos resolvidos".
Nogueira Leite: Para investir na banca portuguesa é preciso ser "um accionista especial"
Miguel Baltazar
Rita Faria 23 de Novembro de 2016 às 13:53

O economista Nogueira Leite defendeu esta quarta-feira, 23 de Novembro, que ainda "há muito para acontecer" na banca portuguesa, um sector onde se reflecte "a situação histórica" em que ao elevado endividamento se junta uma grande falta de capital no país.

 

"Ao contrário do que aconteceu na Europa, na banca portuguesa houve um grande crescimento dos balanços de 2008 a 2011", explicou o antigo vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos na Grande Conferência do Jornal de Negócios subordinada ao tema Que direcção para Portugal e a Europa? "Num país onde há pouco capital a capitalização dos bancos é uma coisa difícil," admitiu.

 

Neste cenário, acrescentou o economista (à esquerda na foto), não se perspectiva resolver os problemas "sem grandes sobressaltos", até porque vivemos "num período de grande incerteza".

Questionado sobre se prevê movimentos de consolidação no sector, o economista respondeu que, "se Portugal atraísse capital com facilidade, sim".

 

No entanto, considerando que os accionistas já têm de estar dispostos a receber retornos baixos, para investir na banca portuguesa, "é preciso ser um accionista muito especial".

 

"Acabamos por ter sempre uns accionistas especiais. Não estou a desvalorizar, mas não é o típico accionista. São outros. Têm outros projectos, talvez de mais longo prazo", concretizou. 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
J.SILVA Há 1 semana

Neste seminário está toda a gente que contribuiu para o atual inferno, mas, o que é curioso é que não há culpados ,lavam-se uns aos outros, a culpa é dos marcianos. Quanto a este pulha do Nogueira Leite está a sacar o dele , com negócios promíscuos entre amigalhaços sobre os " salvados da banca"

Sabidoes da treta Há 1 semana

Primeiro rebentam com o sistema dos Bancos na roleta tipo casino. Agora querem la mais , que e para continuarem roubando sem o menor esforco fazendo desta pratica=Roubo. Se o sistema nao fora corrupto acabava-se com as contas Obrigatorias, de ter de conta em banco para receber o salario.

pub
pub
pub
pub