Banca & Finanças Novo Banco garante folga de solidez de 500 milhões

Novo Banco garante folga de solidez de 500 milhões

O Novo Banco revelou que concluiu com sucesso a oferta de compra de dívida, tendo garantido a folga de solidez de 500 milhões de euros. Garantiu 57% do total da dívida, deixando cair o requisito mínimo de 75%.
Novo Banco garante folga de solidez de 500 milhões
Sara Matos
O Novo Banco terminou com sucesso a operação de compra de dívida, garantindo uma folga de 500 milhões de euros de solidez. No total, garantiu 57% dos 8.300 milhões de dívida, ou seja, 4.743 milhões de euros de obrigações, revelou o banco em comunicado.

Assim garante os 500 milhões de folga que precisava para cumprir com o acordado e desbloquear a sua venda à Lone Star. 

Ainda assim, o banco liderado por António Ramalho teve de deixar cair o requisito mínimo que tinha sido fixado e que definia como meta a compra de 75% da dívida. 

Esta almofada pretende reduzir a probabilidade de o Fundo de Resolução ter de injectar até 3.890 milhões de euros no banco para compensar perdas com activos problemáticos. 

A liquidação destas obrigações ocorrerá já esta quarta-feira, 4 de Outubro. E "a concretização da venda do Novo Banco à Lone Star deverá ocorrer logo após a autorização formal da Comissão Europeia", acrescenta a instituição num comunicado enviado às redacções. 

Ainda esta quarta-feira, o Negócios revela que a venda do Novo Banco à Lone Star está a acelerar, com os envolvidos na operação a trabalharem para antecipar a conclusão do negócio, sem esgotar o prazo de 10 dias. 




pub