Banca & Finanças Nuno Amado: “Não achamos que haja situação de bolha de preço” no imobiliário

Nuno Amado: “Não achamos que haja situação de bolha de preço” no imobiliário

O Banco de Portugal apertou as regras de concessão de crédito à habitação mas, para o presidente do BCP, não há uma bolha. “Nem de perto, nem de longe”. Mas admite diferenças regionais.
Nuno Amado: “Não achamos que haja situação de bolha de preço” no imobiliário
Miguel Baltazar
Diogo Cavaleiro 14 de fevereiro de 2018 às 19:02

Não há bolha no imobiliário. Esta é a posição do Banco Comercial Português (BCP) que, contudo, assegura que vai cumprir as recomendações do Banco de Portugal para apertar a concessão do crédito à habitação.

 

"Não achamos que haja uma situação de bolha de preço. Nem de perto nem de longe", considerou Nuno Amado esta quarta-feira, 14 de Fevereiro, na conferência de imprensa em que o BCP divulgou lucros de 186,4 milhões de euros em 2017.

 

Ainda assim, Nuno Amado admite que há diferentes realidades, nomeadamente regionais. "Achamos que não há um mercado para a habitação. Há diversos mercados. Há áreas onde os preços subiram, há áreas onde os preços não subiram tanto. Há habitação com diferentes objectivos", frisou o responsável executivo do banco privado.

 

O Banco de Portugal decidiu recomendar aos bancos maiores exigências na avaliação do devedor quando aceita emprestar dinheiro, nomeadamente limites na taxa de esforço e nas maturidades. "Compete ao regulador antecipar as coisas. Nós cumprimos", concluiu.




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
ZE 17.02.2018

1º- rádio de nº de habitação por habitante é conhecida e das mais altas da Europa 2º- tx crescimento demográfico negativa 3º a subida anual foi grande . Agora , cada um vê o que quer mas gostava de ouvir argumentos. Mas sem duvida, antes financiar habitação própria que emprestar aos amigos incompet

Anónimo 15.02.2018

Não há bolha no imobiliário? Não sei, apenas sei que se não tivesse casa própria já totalmente paga não sei como iria pagar a prestação de um empréstimo mesmo às taxas superbaixas actuais. Está bom para os estrangeiros, para o português médio quando as taxas começarem a subir saltam pela janela.

BCP : DEIXEM OS JUROS SUBIREM 15.02.2018


BCP : para o m~es que vem VEM AI a última saida do LIXO da última agência de RATING antes disso TÊM de COMEÇAR a SUBIR juros em pouco ntempo os LUCROS do MILENIUM BCP vão TRIPLICAR assim como a sua MISERAVEL COTAÇÃO ; 0.69 antes do VERÃO

vêm ai PRICE TARGETS acima de 0.50 15.02.2018

com esta enxurrada de LUCROS com a retirada de LIXO da última agência de RATING e com as eminentes SUBIDAS das TAXAS DE JUROS os LUCROS do BCP vão QUINTUPLICAR em pouco tempo o MILENIUM BCP é uma MÁQUINA de fazer $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub