Telecomunicações Operadoras de telecomunicações lesaram clientes em 50 milhões de euros

Operadoras de telecomunicações lesaram clientes em 50 milhões de euros

As operadoras de telecomunicações terão cobrado pelo menos 50 milhões de euros de forma irregular aos seus clientes, escreve hoje o Diário de Notícias. Terá sido este o montante encaixado após a subida de preços que a Anacom quer ver revertida.
Operadoras de telecomunicações lesaram clientes em 50 milhões de euros
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 31 de julho de 2017 às 10:44

As operadoras de telecomunicações que aumentaram os preços depois de Julho de 2016 sem terem avisado os seus clientes – algo que foi considerado irregular pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) – terão lesado os clientes em 50 milhões de euros, escreve esta segunda-feira, 31 de Julho, o Diário de Notícias, com base em cálculos da Associação de Defesa do Consumido (Deco).

 

Estes números poderão ainda ser estimativas conservadoras, uma vez que a Deco apenas considerou os aumentos levados a cabo pela Meo e pela Nos, que dominam o mercado. Ficam de fora a Vodafone e a Nowo.

 

Em causa estão as alterações levadas a cabo pelas operadoras após Julho de 2016, altura em que entrou em vigor a nova Lei das Comunicações, e que exige que sejam comunicados previamente os aumentos tarifários. A Anacom revelou que as quatro operadoras já referidas aplicaram esses aumentos sem o comunicar aos seus clientes. E decidiu que quem foi alvo desses aumentos pode rescindir o contrato sem custos, ou voltar a ter os preços anteriores.

 

Segundo a Deco, embora não seja possível quantificar o número exacto de clientes afectados, é pelo menos possível calcular que o aumento de preços resultou num encaixe irregular de pelo menos 50 milhões de euros, tendo em conta o número de portugueses com pacotes de televisão, internet ou serviço fixo, tendo como base as reclamações de clientes Meo e Nos. Nesses casos, os preços registaram uma subida média entre 3,4% e 7,4%.

 

A Deco defende que as operadoras devem devolver de forma voluntária os montantes cobrados de forma irregular. A Anacom não pode forçar as operadoras a devolver essas verbas.




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