Indústria Oxycapital compra Lingote Alumínios

Oxycapital compra Lingote Alumínios

A operação de concentração - a mais recente na área industrial realizada pela gestora de fundos de private equity da Oxy Capital - foi notificada à Autoridade da Concorrência.
Oxycapital compra Lingote Alumínios
Google
Paulo Zacarias Gomes 13 de novembro de 2017 às 10:22
A gestora de fundos de private equity Oxy Capital comprou a industrial Lingote Alumínios. A aquisição, que prevê o controlo exclusivo da companhia, foi feita através de um fundo e alvo de notificação prévia à Autoridade da Concorrência (AdC), como se lê em anúncio publicado pela entidade na imprensa nacional.

O valor da transacção não foi revelado, mas a compra foi feita através do Oxy Capital Mezzanine Fund, que segundo informação no site da empresa se destina a realizar investimentos superiores a quatro milhões de euros "em empresas saudáveis com potencial de crescimento e/ou de consolidação no sector".

Criada em 1994, a Lingote Alumínios produz e trata perfis de alumínio, para a sua utilização em sectores como "construção, jardins e indústria transformadora de materiais de transporte," lê-se no anúncio.

A empresa, especializada na extrusão de alumínio, está sediada em Fafe e, segundo o seu site, tem uma capacidade instalada para a produção de 1.200 toneladas por mês de perfis de alumínio, usadas em janelas, portas e outras estruturas como escadas, painéis publicitários ou prateleiras.

A Lingote Alumínios é assim a mais recente empresa industrial a integrar o portefólio da Oxycapital, onde se encontram outras companhias da área das estruturas metálicas (Metaloibérica ou Momsteel), cerâmica (Mota, Ceramirupe, Mesa, Aleluia ou Ceriart) construção naval (estaleiros de Peniche) e turismo (Blue&Green e Casino Troia da Amorim Turismo, Quinta das Lágrimas, VerdeLago).

A Oxycapital gere fundos de private equity que investem em empresas em Portugal e em Itália, através de cinco fundos actualmente existentes. Através do fundo Oxy Capital Mezzanine Fund a gestora já investiu em companhias como a cadeia de ginásios Fitness Hut, a tecnológica Nonius ou a empresa de estruturas metálicas Sunviauto.

A companhia gere ainda o fundo de reestruturação empresarial, o fundo Aquarius (compra de "empresas sobreendividadas com activos imobiliários"), o fundo Revitalizar Centro ("injecção de liquidez em Pequenas e Médias Empresas com modelos de negócio sustentáveis"), e o fundo Cometa (compra de "instrumentos de capital próprio e/ou de instrumentos de capital alheio, nomeadamente em empresas que necessitem de reestruturação operacional ou financeira").

O Negócios remeteu questões à Oxy Capital e à Lingote Alumínios sobre os pormenores da transacção, mas até ao momento não foi possível obter respostas.

No seguimento do anúncio da AdC, as eventuais observações de terceiros sobre a operação devem ser encaminhadas à autoridade no prazo de dez dias úteis.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub