Banca & Finanças Passos Coelho: Governo tem mais de seis mil milhões para financiar banca mas “não será necessário”

Passos Coelho: Governo tem mais de seis mil milhões para financiar banca mas “não será necessário”

O primeiro-ministro está confiante que o sector bancário português não vai precisar de mais ajudas estatais. Mas se os bancos tiverem de realizar novos aumentos de capital devido aos testes de resiliência que serão realizados no próximo ano, o Governo ainda tem cerca de seis mil milhões de euros para ajudar a banca.
Passos Coelho: Governo tem mais de seis mil milhões para financiar banca mas “não será necessário”
Bruno Simão/Negócios
Sara Antunes 25 de outubro de 2013 às 13:48

Os bancos europeus vão ser sujeitos a novos testes de stress no próximo ano, com as reuniões a começarem já este Novembro. As regras deverão ser mais exigentes, no âmbito da União Bancária, o que deverá obrigar as instituições financeiras a realizarem novas operações de recapitalização.

 

“Quando realizámos a capitalização dos bancos beneficiámos de um envelope financeiro dedicado” à banca, “e dispomos de metade do valor para poder intervir se isso se revelar indispensável”, afirmou Passos Coelho na conferência de imprensa onde resumiu as conclusões do Conselho Europeu que decorreu em Bruxelas quinta e sexta-feira.

 

Passos Coelho espera que os testes que serão realizados pelo BCE tragam “um clima de confiança” ao sistema financeiro e ajudem a “mitigar a fragmentação que ainda existe”, de acordo com a Lusa.

 

“O Governo português está confiante quanto ao resultado destas avaliações, bem como dos ‘stress tests’ que se seguirão, esta é uma acção muito importante que antecede o início da supervisão directa [pelo BCE]”, acrescentou, citado pela Lusa.

 

Passos Coelho afirmou que “os bancos portugueses estão devidamente capitalizados” e vivem “um clima de estabilidade financeira que é conveniente preservar”, adiantou.

 

“A nossa confiança é bastante grande e julgamos que não virá a ser necessário” o Governo emprestar dinheiro à banca, sublinhou o primeiro-ministro.

 

Em causa está um envelope financeiro, no montante total de 12 mil milhões de euros, que foi canalizado para a banca aquando do pedido de ajuda financeira, cujo valor total ascendeu a 78 mil milhões. Deste montante, foram usados 5,6 mil milhões de euros pela banca, pelo que restam 6,4 mil milhões de euros que só poderão ser usados pelas instituições financeiras.

 

O BCE vai impor medidas correctivas aos bancos em que forem detectadas necessidades de capital na sequência da avaliação de activos que vai ter início em Novembro.

 

Em causa pode estar a realização de aumentos de capital, o não pagamento de dividendos, entre outras medidas. Só em última instância serão usados fundos públicos. CGD, BCP, BES e BPI são os bancos portugueses que vão ser sujeitos à inspecção de activos conduzida pelo BCE.




A sua opinião52
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 25.10.2013

O governo têm?!!! tão eloquente com as palavras, que não dizes nada, Portugal têm, com o sacrifício enorme de milhões de portugueses, e com a destruição da economia com milhares e milhares de empresas e famílias destruídas....aprende ...

comentários mais recentes
lv 27.10.2013

E se for preciso criar um novo BPN para o governo/Cabaquista, também se arranja dinheiro.
Aguentam, aguentam!

donnisinnod 27.10.2013

...Ja pensaste em ser um empresario, ser presidente de um partido ou mesmo de Portugal , ter o teu proprio jornal e ao mesmo tempo ser um grande militar ?

Neste jogo simulador da vida real podes ser tudo isso , o sucesso depende de ti , e
aliás precisamos de ajuda para expulsar os espanhois do nosso territorio ..
vem experimentar :

----------..tiny.cc/zgwo4w

Crise politica?maior? 27.10.2013

Estes figurões usam o truque de crise politica para meter medo com o Lobo mau. Mas maior crise poderá vir que aquela que este governo aplica e nos conduz ao abismo? Venha a crise politica se isso é o remédio para correr com estes incompetentes, divisionistas, odiosos, mentirosos, e falta ainda saber se ladrões de coisa pública. O governo que vier deverá mandar fazer auditorias às Finanças Públicas, aos dinheiros de cada Ministério, e a todas as empresas privatizadas. Se o não fizerem querem esconder para fazerem o mesmo.

Ilidio Serra 27.10.2013

e achas que isso chega para o buraco total do sistema?...
palhaço.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub