Energia Petrobras regista lucro de 69,5 milhões de euros no terceiro trimestre do ano

Petrobras regista lucro de 69,5 milhões de euros no terceiro trimestre do ano

A petrolífera estatal brasileira atribuiu o bom resultado, nomeadamente, ao aumento das exportações de petróleo e derivados.
Petrobras regista lucro de 69,5 milhões de euros no terceiro trimestre do ano
Bloomberg
Lusa 14 de novembro de 2017 às 00:50

A brasileira Petrobras obteve um lucro de 266 milhões de reais (69,5 milhões de euros) no terceiro trimestre do ano, recuperando do prejuízo de 16,4 mil milhões de reais (4,3 milhões de euros) registado no mesmo período de 2016.

 

A petrolífera estatal atribuiu o bom resultado ao aumento das exportações de petróleo e derivados, preços mais altos do petróleo no mercado internacional, menores margens e volume de vendas de derivados no Brasil, redução de gastos com pessoal e ganhos com vendas de activos.

 

No acumulado do ano, a estatal brasileira registou um lucro líquido (reduzidos os custos das despesas e dos impostos) de cinco mil milhões de reais (1,3 mil milhões de euros), revertendo um prejuízo de 17,3 mil milhões de reais (4,5 mil milhões de euros) obtido nos nove primeiros meses de 2016.

 

Já o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) da Petrobras atingiu 19,2 mil milhões de reais (cinco mil milhões de euros) no terceiro trimestre, resultado inferior aos 22,2 mil milhões de reais (5,8 mil milhões de euros) alcançados no mesmo período do ano passado.

 

Nos primeiros nove meses de 2017 o EBITDA da empresa foi de 63,6 mil milhões de reais (16,6 mil milhões de euros) resultado que segundo a empresa teve uma "margem de 31% e estável em relação ao mesmo período do ano anterior".

 

A Petrobras informou que conseguiu reduzir o seu endividamento em 11% em relação ao mesmo período de 2016, que passou para 279,2 mil milhões de reais (72,9 mil milhões de euros).

 

No que se refere à produção de petróleo e gás, a Petrobras destacou que "nos primeiros nove meses de 2017 foi registada uma produção total de petróleo e gás natural de 2.776 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2.660 mil boed no Brasil, 3% acima do registado nos primeiros nove meses de 2016."




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub