Empresas Portas: Investimento chinês "abre caminho às pequenas e médias empresas"

Portas: Investimento chinês "abre caminho às pequenas e médias empresas"

O ministro português de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse hoje que o investimento chinês em Portugal é um "processo potenciador de forte cooperação económica" bilateral susceptível de ser capitalizado também pelas pequenas e médias empresas.
Lusa 04 de julho de 2012 às 07:52
"É hora de sabermos aproveitar o que essas parcerias podem potenciar e o caminho que podem abrir às pequenas e médias empresas portuguesas, competitivas e ambiciosas", disse Paulo Portas na abertura de um seminário económico China-Portugal, em Pequim.

O ministro português referia-se à entrada da China Three Gorges e da State Grid no capital da EDP e da REN, respectivamente, e à parceria no Brasil entre a Sinopec e a Galp.

"Através de parcerias entre as grandes empresas portuguesas e chinesas, as pequenas e médias empresas podem ter acesso a este mercado como fornecedores", afirmou.

"É o que eu chamo o ´efeito canguru´: grandes empresas abrem caminho a pequenas e médias empresas", acrescentou.

No último ano, a China Three Gorges pagou ao Estado português 2,7 mil milhões de euros por 21,35 por cento do capital da Edp, tornando-se o maior acionista da eléctrica portuguesa, a State Grid comprou 25 por cento da Ren (Redes Energéticas Nacionais) por 287 milhões de euros e a Sinopec investiu 4,8 mil milhões de dólares (3,81 mil milhões) na Petrogal Brasil.

"Foi um facto não frequente na União Europeia e que mostra a diferença de Portugal: três grandes companhias chinesas conquistaram posições em grandes companhias portuguesas, num processo transparente e competitivo, em que ganhou quem apresentar a melhor proposta", referiu Paulo Portas.

"Portugal teve uma posição aberta relativamente ao investimento chinês e sabe que há também uma posição aberta por parte da China em relação às exportações portuguesas", acrescentou.

Antes da abertura do seminário, Portas assistiu à assinatura de um acordo entre um produtor português de vinho (Quinta da Alorna) e um distribuidor chinês e de um protocolo de cooperação entre a AIP (Associação Industrial Portuguesa) e o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional.

O ministro português dirigiu-se a seguir a Zhongnanhai, o Kremlin chinês, onde se encontrou com o "número dois" do Governo da China, o vice-primeiro-ministro executivo, Li Keqiang.

É a primeira visita de um ministro do actual Governo português à China, que se iniciou a 30 de Junho e termina a 08 de Julho.




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
asCetajs1crs 05.12.2016

http://buy-vermox.us/ - vermox http://buycelebrex.club/ - celebrex without prescription http://buyrevia.info/ - buy revia http://buycrestor.space/ - continued http://buyacyclovir365.top/ - acyclovir 400mg

asCetaxkt9pj 04.12.2016

http://triamterene.in.net/ - triamterene http://alli-online.science/ - alli online http://buy-vardenafil.us/ - vardenafil http://trazodone-hcl.cricket/ - trazodone 200 mg http://rogaine-for-women.science/ - rogaine for women http://buyamoxicillin.gdn/ - buy amoxicillin http://generic-wellbutrin.part

asCetasemriw 13.11.2016

http://metformin-hydrochloride.trade/ - metformin hydrochloride http://keflex.xyz/ - cephalexin generic http://motrin-800-mg.bid/ - advil/motrin http://buyglucophage.space/ - glucophage

asCeta51k9dn 28.10.2016

http://prednisone10mg.click/ - prednisone 20mg by mail order http://zofran-4mg.us/ - zofran http://trazodone-100mg.us/ - trazodone 100 mg http://ipratropium-albuterol.party/ - ipratropium albuterol http://flagyl-500-mg.gdn/ - flagyl http://propeciacost.link/ - buy propecia cheap online

ver mais comentários
pub